sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

São Jorge nunca existiu! Tão pouco é Santo pela igreja

Antes de começar esse post gostaria de dizer que não sou católico nem tão pouco evangélico e que não é intenção mexer com a fé de ninguém! Apenas mostrar que muitas pessoas desconhecem sua própria historia ou de sua religião




Embora São Jorge de Capadócia seja venerado em todo o mundo como protetor das donzelas e dos oprimidos, além de patrono de dois países: Inglaterra e Portugal. Apesar disso, ele não faz parte do martiriológio (lista de todos os santos) da Igreja Católica essas  340 imagens de todos os santos e mártires católicos estão espostos   na marquise da basílica de São Pedro no Vaticano e como ja dito  São Jorge não faz parte da lista. Isso se dá porque faltam provas contundentes de que tenha realmente existido. Embora milhares de pessoas aleguem terem recebido alguma graça de São Jorge como não existe provas de  sua existencia a igreja não o reconhece. Isso também se da por causa de seu personagem estar diretamente ligado a outro mito o dragão!

Baladas medievais contam que Jorge era filho de Lorde Albert de Coventry. Sua mãe morreu ao dá-lo à luz e o recém nascido Jorge foi roubado pela Dama do Bosque para que pudesse, mais tarde, fazer proezas com suas armas. O corpo de Jorge possuia três marcas: um dragão em seu peito, uma jarreira em volta de uma das pernas e uma cruz vermelho-sangue em seu braço. Ao crescer e adquirir a idade adulta, ele primeiro lutou contra os sarracenos e, depois de viajar durante muitos meses por terra e mar, foi para Sylén, uma cidade da Líbia.

Nesta cidade, Jorge encontrou um pobre eremita que lhe disse que toda a cidade estava em sofrimento, pois lá existia um enorme dragão cujo hálito venenoso podia matar toda uma cidade, e cuja pele não poderia ser perfurada nem por lança e nem por espada. O eremita lhe disse que todos os dias o dragão exigia o sacrifício de uma bela donzela e que todas as meninas da cidade haviam sido mortas, só restando a filha do rei, Sabra, que seria sacrificada no dia seguinte ou dada em casamento ao campeão que matasse o dragão.

Casamento de São Jorge e Sabra


Ao ouvir a história, Jorge ficou determinado em salvar a princesa. Ele passou a noite na cabana do eremita e quando amanheceu partiu para o vale onde o dragão morava. Ao chegar lá, viu um pequeno cortejo de mulheres lideradas por uma bela moça vestindo trajes de pura seda árabe. Era a princesa, que estava sendo conduzida pelas mulheres para o local do sacrifício. São Jorge se colocou na frente das mulheres com seu cavalo e, com bravas palavras, convenceu a princesa a voltar para casa.

O dragão, ao ver Jorge, sai de sua caverna, rosnando tão alto quanto o som de trovões. Mas Jorge não sente medo e enterra sua lança na garganta do monstro, matando-o. Como o rei do Marrocos e do Egito não queria ver sua filha casada com um cristão, envia São Jorge para a Pérsia e ordena que seus homens o matem. Jorge se livra do perigo e leva Sabra para a Inglaterra, onde se casa e vive feliz com ela até o dia de sua morte, na cidade de Coventry.

A Lenda de Siegfried e o Dragão
A lenda de Siegfried é muito comum no norte da Europa narra a historia do heroi que é aquele que mata o dragão Fafnir e se banha em seu sangue. Só que para azar dele uma folinha cai e deixa um lugar vulnerável, nas costas… Sabe qual o dia em que se comemora o Dia de Siegfried? Dia 23 de Abril o mesmo dia que se comemora do dia de São Jorge, coincidência? Claro que não! Até por que a Igreja Católica é mestre em absorver costumes pagãos para agradar a todos os seus servos, foi assim que 25 de Dezembro virou o dia do nascimento de Jesus, mesmo não sendo.


O fato é que devido a popularidade de São Jorge em 1969 a igreja tornou o culto a ele opcional! Ou seja acredita quem quiser mas isso não fez dele um santo católico.  Muitas pessoas dizem que existe muitas igrejas dedicadas a São Jorge o que faz dele um Santo mas isso não é verdade pois existem igrejas dedicadas aos mortos por exemplo e isso não faz de todos os mortos santos! A verdade é que o culto a Jorge é semelhante a São Nunca basta daqui a uns anos criarem lendas sobre ele e coisas que tenha ele feito ou não e pessoas depositarem sua fé que ele se tornara o próximo São Jorge!


Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Você já viu Deus? Alguém já viu ele? Sabemos que ele existe. Eu pelo menos tenho certeza disso, mesmo não tendo visto ele ao meu lado. O mesmo é São Jorge, ele sempre me ajudou abaixo de Deus é claro.Mas não foi visto por ninguém. Qual seu interesse no assunto. Já que não tem nada haver com sua religião se é que você tem uma e acredita em Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, mas estamos falando de história e não de religião.

      Excluir
  2. amigo anonimo note que o post não descrimina quem acredita nele, apenas informa que quem acredita em São Jorge deve saber que ele não é um Santo reconhecido pela própria igreja, alias foi isso que a igreja católica fez. Quem quiser acreditar em Jorge sintase a vontade. Mas essa fé será uma coisa pessoal não oficial, se eu quizer acreditar em São Nunca e disser que varias vezes ele me ajudou e me amparou sera uma coisa minha a igreja não o reconhece só isso! Por fim! sim acredito em Deus e em Jesus Cristo abcs

    ResponderExcluir
  3. A grande verdade, é que a maior parte das pessoas que acreditam em São Jorge não faz isso através da Igreja Católica, mas muitas vezes da Umbanda, aonde a imagem de São Jorge representa Ogum!
    Eu não sou nem católica, nem Umbandista, mas levo São Jorge no meu coração, acredito na sua energia de guerreiro e protetor!
    Na verdade a opinião da Igreja Católica não me importa e não muda em nada minha fé!
    Mas gostei de saber da lenda de Jorge!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc acreditar que um celular pode fazer milagres por vc, ele fará. Está tudo no poder natural de nossas mentes.

      Excluir
  4. São Jorge parece mais uma figura mitológica do que um santo, mas a fé de cada um é que vale...eu acredito em SÃO LONGUINHO, e daí?

    ResponderExcluir
  5. Vi uma entrevista uma vez sobre são jorge, por uma historiadora no programa do jô, ela é devota dele, e não achou nenhuma resposta à sua existência, foi uma tese que virou livro. Esta entrevista foi mais ou menos em 2003,. Eu penso que por mais fé que eu tenha , não posso ultrapassar a razão só porque milhões de pessoas pensam que ele existe, sem na verdade não ter existido. É diferente de Deus, Ele é uma força tão sobrenatural que não há como contestar. Não dá pra comparar São Jorge (que deveria ter existido em pessoa), com Deus (força sobrenatural da fé).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio que se você pertence a uma religião tem que se ater a seus dogmas. Por exemplo o Cristianismo se apega a bíblia o Islã no Alcorão. Mas acho que fica difícil depositar fé em algo que nem a sua religião acha verdadeiro.

      Excluir
  6. A grande verdade, é que a maior parte das pessoas que acreditam em São Jorge não faz isso através da Igreja Católica, mas muitas vezes da Umbanda, aonde a imagem de São Jorge representa Ogum!
    Eu não sou nem católica, nem Umbandista, mas levo São Jorge no meu coração, acredito na sua energia de guerreiro e protetor!
    Na verdade a opinião da Igreja Católica não me importa e não muda em nada minha fé!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao autor desta postagem. Cai nela sem querer procurando algo sobre São Jorge. É sempre muito bom quando achamos pessoas dispostas a levar a verdade as outras pessoas. Também sempre achará ignorantes que leem, não entendem, continuam na ignorância e ainda por cima comentam o que não fizeram questão alguma de entender. rssss...bem, faz parte e sempre fará. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SALVE SÃO jORGE GUERREIRO, EM TODA MINHA SEMPRE OUVI FALAR DE SÃO JORGE.NIBGUEM FALA DO QUE NÃO EXISTIU,!!!

      SALVE SÃO JORGE, !!!!

      Excluir
    2. Usando seu raciocínio São Nunca é real! Saci Pererê também! Superman! Papai Noel! Todos esses são personagens cultuados e muito falados, logo são reais. Cada um acredita naquilo que quizer, e eu respeito essa fé! O que esta posto aqui é que não existem provas de que ele existiu, apenas falatórios. Abçs

      Excluir
    3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK excelente!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Eu entendo o que você quer dizer, mas geralmente se prova que alguém existiu, não o contrario. Eu poderia citar a Wikipedia que mostra que foi o Papa Paulo VI, que tornou o culto a São Jorge opcional. E em relação aos Dragões ja viu um esqueleto de um? Eu posso provar que um dinossauro existiu, ja Dragões são apenas lendas nem pegas existem!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ok Rafael, vamos ver se nos entendemos! Quando digo que posso provar que algo existiu mas não posso provar que algo não existiu, é por pura falta de evidencias. Note que evidencias são um caminho na busca de uma prova. Em relação a S Jorge a igreja já fez inúmeras investigações a respeito, até por que ela é a maior interessada em que apareçam provas de que SJ existiu! Não sei se notou mas eu fiz um complemento do post desde que você o leu, a parte de A lenda de Siegfried e o Dragão! Mesmo existindo varias igrejas em nome de SJ ele não é reconhecido como santo. Eu ja estive no Vaticano e a Pç da basílica de S. Pedro é ornada por todos os santos da Igreja Católica e te digo que ele não está entre eles. Se duvida joga no Google imagens estatua de são Paulo, ou São Pedro, ou São Judas no vaticano vera que aparece os santos mas quando joga estatua de São Jorge no Vaticano vera que não aparece. Em relação ao culto a SJ ter passado a opcional em 1969 joga novamente no Google para ver as dezenas de publicações que aparecem a respeito disso. Para concluir Malga di Paula Viuva de Chico Anisio relata que foi a Capadocia conhecer o lugar onde SJ nasceu e chegou la e descobriu que ninguém sabia quem era São Jorge foi ela que começou um trabalho de divulgação de SJ para o povo Turco. Seria como um americano vir no Brasil nos ensinar sobre Santo Dumont http://www.youtube.com/watch?v=53n4sQcsS1c e aqui http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/malga-di-paula-conta-como-comecou-a-pesquisar-sobre-sao-jorge/2532633/ . Não te parece estranho que tudo que gira entorno de São Jorge é dúbio? Ele é um guerreiro Siegfried também o dia de comemoração é o mesmo as duas historias tem dragão, mas a lenda de Siegfried é bem mais antiga. Sem falar no candomblé que os escravos acreditavam em Ogun e adaptaram a sua crença a lenda de SJ para poderem ser aceitos pelo catolicismo. Em relação a Wikipedia eu concordo que existem erros mas tem muito mais acertos. e tem também referencia sobre o assunto Muito obrigado pelo seu comentário e seu interesse no assunto

      ↑ Mills, Charles. The History of Chivalry. [S.l.]: Longman, Rees, 2012. p. 9. ISBN 978-1-428642-15-7.
      ↑ Spenser, Edmund. Fierce Wars and Faithful Loves. [S.l.]: Cannon Press, 1998. ISBN 978-1-885767-39-4 página=196.
      ↑ "St. George". Catholic Encyclopedia. (1913). New York: Robert Appleton Company.
      ↑ Sobre imagens de São Jorge
      ↑ Ashmole, Elias, The History of the most Noble Order of the Garter: And the several Orders of Knighthood extant in Europe. A Bell; E.Curll; J.Pemberton; A Collins; W.Taylor; J.Baker, London 1715
      ↑ Bishop Percy's folio manuscript: loose and humorous songs ed. Frederick J. Furnivall. London, 1868
      ↑ The Golden Legend or Lives of the Saints. Compiled by Jacobus de Voragine, Archbishop of Genoa, 1275. First Edition Published 1470. Englished by William Caxton, First Edition 1483, Edited by F.S. Ellis, Temple Classics, 1900 (Reprinted 1922, 1931)
      ↑ Fundação Cultural do Estado da Bahia, Cultos Afro, Orixás, Festa para Oxossi, o Rei de Ketu [em linha]
      ↑ Santos, Georgina Silva dos.Ofício e sangue: a Irmandade de São Jorge e a Inquisição na Lisboa moderna.Lisboa: Colibri; Portimão: Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, 2005

      Excluir
  9. Resumindo nunca existiu

    ResponderExcluir
  10. bla bla bla salve jorge, bla, bla bla, vai estudar, se informar, trabalhar povo idiota que só quer festa, comer churrasco e beber cerveja, salve jorge de cú é rola

    ResponderExcluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!