segunda-feira, 26 de março de 2012

Os Maiores boatos da internet

A história da internet é recheada de boatos e mentiras que, de tanto serem repetidas, acabam ganhando credibilidade. É difícil encontrar alguém que não conheça algum boato ou mesmo que já tenha acreditado, mostrado aos amigos e jurado de pé junto que aquilo era verdade.


Bonsai de gatos
Outra mensagem bisonha que circulou pela internet foi a da criação de bonsais (pequenas árvores ornamentais japonesas) de gatinhos filhotes! Isso mesmo, felinos recém-nascidos seriam colocados dentro de um recipiente de vidro e alimentados por tubos. Conformem fossem crescendo, os bichanos tomariam a forma do vidro, tornando-se um bonsai animal.
Este boato ganhou credibilidade por dois motivos: possuir um site específico, que inicialmente estava hospedado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e depois retirado de lá. Além disso, no site existiam imagens do momento em que gatinhos eram “guardados” dentro dos recipientes.
Sem a menor sombra de dúvidas esta é uma enorme mentira e que, por ter sido tão bem contada, acabou sendo tomada como verdade, gerando inclusive uma série de abaixo-assinados online para que a prática fosse interrompida e os responsáveis penalizados.

Turista no World Trade Center 
Em 11/09/2001Boatos com fotos são sempre mais fáceis de espalhar e esta deve ser a imagem mais conhecida de uma inverdade contada na  internet.  Provavelmente  você  já  deve  ter  visto  a  foto de um jovem turista em cima de uma das torres do World Trade Center em 11  de  setembro  de  2001,  momentos  antes  da  colisão  de  uma aeronave com o prédio.
Na imagem é possível ver um homem de jaqueta, gorro, óculos e mochila nas costas, próximo a um parapeito. Ao fundo, se vê sobre a paisagem nova-iorquina um avião se aproximando. Este avião seria um dos dois que arremessados nos ataques realizados contra um dos maiores símbolos estadunidenses.
Outra vez um boato ganhou força e se espalhou pela internet rapidamente. Contudo, isso não passa de mais uma montagem. Além de ser improvável que qualquer material tenha sobrevivido intacto a uma queda daquela altura, outros detalhes como o modelo do avião corroboram a falsidade da imagem.

                                         Vírus do ursinho 
Em 2002, começou a circular um boato na internet noticiando que o arquivo jdbgmgr.exe, cujo ícone é um ursinho cinza, deveria ser apagado de seu computador, pois se tratava de um vírus. A mensagem trazia as instruções para a exclusão do danado: “use a ferramenta Pesquisar do Windows, encontre o arquivo ‘jdbgmgr.exe’ e apague-o, pois senão ele vai destruir seu computador no dia tal...”. Enfim, tudo balela.
Este arquivo é, na verdade, um arquivo do Windows e completamente inofensivo. Assim como o arquivo sulfnbk.exe, que antes do arquivo do ursinho também ganhou notoriedade devido a uma mensagem circulando na internet e informando que se tratava de um vírus.
Como ambos os arquivos são executáveis, estão sujeitos à infecção com vírus. Inclusive existem na internet versões dos arquivos já com vírus, portanto, um pouco de bom senso na hora de sair clicando não fará mal algum. Tenha um bom antivírus atualizado em sua máquina e isso ajudará a manter as pragas afastadas de quaisquer arquivos.

Amazônia internacionalizada
Há algum tempo era bastante comum ouvir pessoas comentando sobre terem recebido um email com a página 76 de um livro de geografia dos Estados Unidos. O espanto neste caso advinha do fato de que nessa página (clique na imagem para ampliá-la) se tratava sobre a internacionalização da Amazônia e havia um mapa da América do Sul.
Neste mapa, a parte da Floresta Amazônica presente no Brasil, Venezuela, Bolívia, Peru, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, estava marcada como uma nova porção de terra, um novo país, sob responsabilidade das Nações Unidas e dos próprios Estados Unidos.
Esta mensagem circulou grandemente pelo Brasil e muitas pessoas faziam comentários revoltados. Contudo, o inglês simplório usado e o fato do tal livro (“Introduction to Geography”, suposta autoria de David Norman) não ter sido encontrado em diversas lojas virtuais estadunidenses. Enfim, balela novamente.

Cuidado com seu rim
A história do rim deu mesmo o que falar e possui algumas versões. O sujeito que encontrou uma mulher muito atraente, foi a um motel e acordou no outro dia dentro de uma banheira com gelo, com a barriga cortada e um bilhete aconselhando-o a ligar para o seu médico. O ocorrido: seu rim fora roubado!
Outra versão desta lenda urbana, que ganhou mais força com a internet, conta que alguém foi em uma balada, tomou um drinque oferecido por um estranho e acordou no outro dia na banheira de gelo (e o final macabro se repete). Segundo a Fundação Nacional Renal dos EUA, isso nunca realmente ocorreu.

Agulha com AIDS na poltrona do cinema
Alguém, num famoso cinema da cidade, sente uma picada ao sentar-se na poltrona. Ao verificar, vê uma seringa junto de um bilhete informando que a agulha estava contaminada com o vírus da AIDS. Obviamente, mais um boato bem contado, pois ele inclusive relatava que este fato ocorreu em cidades como São Paulo, Montreal, Denver e Dallas. Contudo, nenhum caso deste jamais foi registrado.

Ganhe um monitor, um celular, um notebook...
Provavelmente algum amigo seu já deve ter encaminhado um email com o título indicando a possibilidade de ganhar um monitor, um celular ou qualquer outro produto eletrônico. O conteúdo das mensagens era bastante semelhante: a empresa X estava perdendo mercado para a Y e para recuperar seu espaço estava distribuindo produtos.
Então, para não ficar fora dessa, você só precisaria repassar aquela mensagem para todos os seus contatos e então estaria cadastrado no serviço. Quanto maior o número de destinatários, maiores eram suas chances de ganhar.

Orkut, MSN e agora Facebook serão pagos!
Facebook, Orkut e o Windows Live Messenger são trés das ferramentas de internet mais utilizadas pelos brasileiros. É difícil encontrar alguém que não possua pelo menos uma delas  e acesse-as todos os dias. Logo, boatos em ambas não faltam.
Lembra-se de quando recados e mensagens circulavam avisando que o Orkut seria pago? Mas você poderia fazer algo para que a sua conta continuasse a ser gratuita: enviar a mensagem recebida para 20 contatos e então pressionar F5 para começar a usar a versão “plus” do site, esta gratuita. Os que não fizessem isso deveriam informar uma conta bancária para o débito ou então teriam o serviço cancelado.
Algo semelhante aconteceu com o então MSN Messenger. Muitos boatos já rolaram a esse respeito, circulando pela internet, dizendo que o serviço se tornaria pago a partir de uma determinada data. Para evitar a cobrança, era preciso reencaminhar a mensagem a todos os seus contatos e toda a mesma balela de sempre.
Nos dois casos, o boato foi desmentido pelo próprio tempo, pois mais de quatro anos depois nenhum dos serviços tornou-se pago, o que não deve acontecer jamais. Vira e mexe essa conversa ressurge para Facebook

Vi no idgeral.blogspot.com.br
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!