quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Dia que dois aviões iguais fizeram pousos forçados

A TAM sofreu dois acidentes em menos de 40 minutos em 30/08/2002. No primeiro, ocorrido as 11:30 da manhã, o Fokker 100 PT-MQH, 
operando entre o Aeroporto de Guarulhos e Campo Grande e levando apenas 24 passageiros, durante o voo o piloto notou que o avião estava voando penso para um dos lados decidiu transferir o combustível de uma das asas para a outra asa para equilibrar a aeronave. O piloto acabou por jogar fora o resto do combustível que a aeronave possuía. Como não pode chegar a lugar algum declarou emergência pois os motores pararam em voo. O piloto teve bastante pericia para inclinar a aeronave a fim de pegar velocidade e manter sustentação e realizou um pouso forçado em uma área rural próxima à rodovia Gabriel Melhado, no bairro rural Taquari, em Birigüi. O avião tentou usar os trens de pouso, mas o impacto arremessou um deles a cerca de 30 metros da aeronave.





Por incrível que pareça a unica vitima desse acidente foi uma vaca que foi atropelada pela aeronave
A falha foi provocada pelo rompimento de uma linha de combustível do motor nº2. O comandante ainda tentou chegar ao aeroporto de Araçatuba mas o Fokker teve de fazer o pouso forçado num pasto. Felizmente, nenhum dos ocupantes saiu ferido.


O segundo acidente foi com Fokker 100 de matrícula PT-MRL,
 voando entre Salvador e Guarulhos, teve problemas mecânicos, provavelmente no seu sistema hidráulico,
 e seguiu para o pouso de emergência no Aeroporto de Viracopos. A aeronave tocou o solo sem o seu trem de pouso ou com o mesmo não travado, o que fez com que o F100 acabasse arrastando-se pista afora,
 por pelo menos 400m. Não houve vítimas dentre os 42 passageiros, mas o acidente provocou o fechamento do aeroporto, aguardando a perícia e posterior retirada do aparelho da pista.
Só restou o guincho para o fokker 100

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. fokker ainda voara na tam .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TAM não utiliza mais este tipo de Aeronave.

      No Brasil ela só é utilizada pela OceanAIr que os denomina Fokker Mk28.

      O nome correto da Aeronave é Fokker F28 Mark 100 por isto existe estas denominações diferentes para a mesma aeronave.

      Excluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!