terça-feira, 15 de maio de 2012

Tatuagens de cadeia e seus significados Parte 2

Quando fiz a primeira parte desse post não imaginei que existiriam tantas pessoas que duvidassem dos significados das tatuagens. Más não é por que você achou algo legal que isso extingue o significado das tatuagens. O assunto é tão sério que existe programas para ajudar presos a retira-las! 
Os Estados Unidos possuem um programa, desde 1991, intitulado Gang Tattoo Removal Program que auxilia os presidiários a removerem suas tatuagens de gangues, em troca de bom comportamento e redenção. Além disso, representa uma chance de removerem seu passado das suas peles, um renascimento. Uma tatuagem removida pode auxiliar em uma busca por emprego, por outro lado, se alguém tiver a tatuagem de uma gangue removida, pode ser tratado como traidor do grupo e ser punido, caso retorne à prisão. 
Por fim se você duvida não deixe de levar em conta a bibliografia do final do post. Resolvi repetir algumas tatuagens pois vem com uma explicação mais completa!


1-Três sepulturas
Significam que o proprietário desta marca tem o corpo fechado e guarda segredos como um túmulo. Significado parecido com a do tumulo no Brasil. O detalhe é que essa tatuagem é do México! Para aqueles que não acreditam!

2-Raios duplos, ou número 88: 
Ideologia nazista."H" é a oitava letra do alfabeto. 88 codifica "Heil Hitler." Antes que alguém fale que isso é coisa de europeu note que na tatuagem acima tem a bandeira do estado de São Paulo!

3- Estrela de cinco ou seis pontas
Homicida. Muita gente faz tatuagem de estrela de cinco pontas principalmente mulheres e sei que muita gente vai dizer que isso é bobagem mas basta ver a foto do bandidão acima pra ver que não é bobagem! Não confunda com a estrela de Davi que é um simbolo Judaico, aliás para o Judeu a tatuagem é contra a lei de Mosaica! 

4-Cruz com velas e tridente ao meio:
Integrante do CNC, Comando Nazista da Criminalidade, facção contrária ao PCC.

5-Serpente

A Serpente é utilizada por assaltantes (pessoa traiçoeira, covarde e traidores e delatores)

6-Pistola na perna, Jesus Cristo no peito

A figura de Jesus ou uma pistola ou revólver tatuada na perna, peito e costas, significa que o preso é envolvido com assalto a mão armada.  E (ladrão, assaltante, latrocínio).

7-Cruz
-
Marca o bandido de alta periculosidade. Tatuada nos braços e ombros. Só as possuem quem já esteve preso ou foi condenado pela justiça; Uma cruz tatuada no meio das costas identifica um elemento perigoso que vai até as últimas conseqüências em seus atos. A cruz com duas velas acesas na base, identifica o elemento de alta periculosidade.

8-Caveira trespassada por um punhal: 



CaveiraSignifica: “MORTE” - usada por presos que já praticaram homicídio.
Caveira Apunhalada- Símbolo das tropas de operações especiais de algumas Policias Militares do Brasil e simboliza a ordem e justiça (a faca significa o sigilo e a caveira a missão).
-No mundo do crime tem outro significado. A figura costuma ser tatuada no antebraço, mas pode ser tatuada em qualquer parte do corpo por elementos que já mataram policiais militares ou civis.
-Na cadeia, gostam de exibir com orgulho o desenho como forma de intimidação e adquirir respeito no meio da bandidagem. Assassinos de policiais, normalmente disfarçada entre outros signos.

9-Borboleta: 
Busca pela liberdade, planos de fuga, ou homossexualidade. 

10-Cadeado, molho de chaves
Perseguido constantemente no interior da penitenciária, uma forma usada para pedir apoio. É muito rara pois geralmente a pessoa acaba morta antes de conseguir ajuda de alguém

11-Diabo ou Demonio
Demônio Aquele que mata por gosto. Cautela ao tratar com este tipo de pessoa, pois, são homicidas e assassinos. Uma variação é o diabo trazendo uma caveira nas mãos. (elemento de alta periculosidade). Utilizado por elementos psicopatas. Não sentem remorso ou arrependimentos de seus atos. O boneco Chucky é marca do assassino violento. 

12-Carpa


Chefes do crime.(PCC) Carpa desenhada para cima significa que o bandido esta subindo na organização. Mas o interessante é que a carpa é um peixe admirado por sua força e persistência em subir o rio ou seja alcançar seus objetivos. A tatuagem da Carpa foi incorporada pelos chefes das mafias chinesas e Yakusa Japonesa e hoje é usada pelos chefes do crime do Brasil.

13-Escorpião

Integrante do PCC.

14-Morte com a foice 

- A tatuagem dos justiceiros (presos envolvidos em “grupos de extermínio”, ou que fizeram justiça com “as próprias mãos”).
- São tatuadas em diversas parte do corpo (pernas, ombros, costas e braços).

15-Mago

 Especialistas em sequestro e em resgate de presos. Enfim tudo que precisa de um conhecimento técnico e um pouco de planejamento.

16-Gnomos e duendes:
Dependentes químicos.

17-Nossa Senhora Aparecida 
 
Tatuada nas mãos, braços ou coxas identifica elemento praticante de homicídio.Tatuada em tamanho grande e nas costas, significa que o preso foi violentado durante o período que esteve na prisão e ao mesmo tempo marca um estuprador.Tatuada no peito em tamanho pequeno, significa desejo de proteção.Tatuada nas costas, em tamanho pequeno identifica elemento praticante de crime de Latrocínio; homicida no peito ou nas costas em tamanho maior: 

18-Bolas de bilhar 
Há casos em que contêm números que possam identificá-los dentro das facções (conhecido como matrícula). 

19-Palhaços 


Quando aparecem com um dos olhos na mão, olheiro ou gerente da boca; podem aparecer lágrimas de sangue em preto ou vermelho, lágrimas em preto significam parceiros mortos pela polícia e lágrimas em vermelho, parceiro morto por facção rival. Palhaço ou Coringa Tatuada geralmente nas costas, mas podendo ser em qualquer lugar do corpo. Utilizada por pessoa que pratica furto e pequenos roubos. Na cadeia é visto como “comédia” e “sangue bom”, quando assume crime que outros cometeram

20-Barco ou caravela
A caravela no coração faz referência à liberdade. O Satanás sobre o umbigo refere-se a detentos de alta periculosidade.

21-Cruz com o crânio humano, no meio das costas
Lealdade aos colegas de cela. 

22-Codificação nas mãos
     
Pontos nas mãos UM : punguista – batedor de carteira em ônibus e locais movimentados. DOIS : estuprador. TRÊS : em forma de triângulo – traficante. QUATRO: roubo. CINCO : furto. DEZ : formando uma cruz, homicidas e chefes de quadrilhas. “X” COM BOLAS NAS EXTREMIDADES: símbolo de assaltante de bancos e carros-fortes (encontrada em presídios paulista). NOMES e DATAS: muitos presidiários costumam tatuar nos dedos ou em qualquer parte do corpo nomes de pessoas (amantes, esposas, filhas), e datas consideradas importantes tais como, fugas, rebeliões, morte de companheiros e inimigos. Como se fossem insígnias de militares, quanto maior o número de pontos, mais alta a “patente” do criminoso. 

23-Viking 
Símbolo racista, representa a raça superior dos povos do norte, muito usada por gangs de Neo Nazistas

24- MS 13
Membro de gang americana o número “13” refere-se a "M", 13ª letra do alfabeto, usuário de maconha. Presos da California também usam o “13” para indicar sua filiação ao sul da California, enquanto que os residentes do norte utilizam o “14”. Seu nome vem da combinação de “Mara”, gíria que significa “bando”, ou gangue de rua, e o termo “Salvatrucha”, um termo usado para designar pessoas vindas de El Salvador. Já o numero 13 é atribuído como homenagem a “Mexican Máfia”, gangue de mexicanos nos presídios californianos, onde a formação das quadrilhas não se dá mais por motivos bairristas, como eram nas ruas 13: "M" é a 13ª letra do alfabeto, maconha, ou nos EUA também referencia a uma gangue de rua denominada MS13. 

25-TEIA DE ARANHA
Tatuada nas mãos, antebraços, cotovelos e pernas significa lembrança do comparsa que morreu.

26-Águia

Simboliza a liberdade. Normalmente é desenhada no período em que está cumprindo pena. O local preferido para esse tipo de tatuagem, geralmente é o peito, o braço e as costas.

27-Pomba
Significa sorte e bons ganhos e evita ser visto ou pressentido. Utilizado por ladrões de residências. (caxangueiros)

28-Folha de Maconha 
Utilizadas por pessoas ligadas ao tráfico de drogas; Viciados em drogas.

29-Saci Perêrê
Utilizadas por pessoas ligadas ao tráfico de drogas; Tatuagem dos traficantes, muito poderosos do lado de fora da prisão e muito requisitado pelo lado de dentro. A tatuagem do Saci Perêrê era usada por traficantes de drogas na década de 80, porém tem se tornado raro nos dias de hoje.

30-MULHER NUA
Com genitália a mostra, utilizados por viciados em drogas injetáveis.

31-Indía

- Era comum este tipo de tatuagem nos presídios cariocas nas décadas de 80 e 90. Utilizadas por detentos ligados ao tráfico de drogas nos presídios cariocas. Tatuagem utilizada por pessoas ligadas ao trafico de drogas no RJ, conhecidos como soldados do morro (nenhum traficante portava um fuzil se não tivesse uma índia tatuada no corpo). 

32-Homosexuais
Homossexualidade na Cadeia BEIJA-FLÔR: homossexualidade passiva FLÔR: homossexualidade passiva CORAÇÃO transpassado por flecha CORAÇÃO com a inscrição “AMOR DE MÃE” BORBOLETA: tatuada nas costas ou peito significa homossexualidade passiva IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO. Homossexualidade passiva

33-Sereia
A sereia, mulher tentadora e de canto suave, tatuada nos braços, ombro e peito, indica elemento condenado por crime de abuso sexual (sedução, atentado violento ao pudor). Quando tatuada na perna direita, identifica elementos condenados por crime de estupro. 

34-Faca e Punhal 
Elemento perigoso, traiçoeiro e metido a valente . Preso que já cometeu homicídio utilizando arma branca. 

35-São Jorge 
 
Tatuadas por presos simpatizantes ou praticantes de religiões afro-brasileiras. Significa pedido de proteção aos orixás. Os presos portadores deste tipo de tatuagem acreditam que tem o corpo 

36-Tatuagem de Esculacho 

Para terror de alguns detentos, algumas tatuagens nem sempre são feitas com o total consentimento do tatuado. É sabido que estuprador não é bem visto nos presídios. os detentos envolvidos com crimes contra os costumes são ridicularizados com pintas no rosto, feito com agulha embebida em tinta, num processo forçado e doloroso. Isso facilita sua identificação por todos no presídio. Ter uma tatuagem dessas significa longos e terríveis anos de servidão sexual na cadeia. - PINTA artificial : É feita na face do preso por estupro. Através desta marca, os demais presos sabem que o estuprador achou um “marido” no presídio. Desta maneira, por onde estiver, será reconhecido como homossexual passivo. - PÊNIS em forma de sino: A tatuagem é feita a força nas nadegas ou nas costas. 
Marcas e Cicatrizes Marcas e cicatrizes adquiridas na cadeia, causados por estoques, estiletes, giletes e facas. São aplicadas nas nádegas de rivais e desafetos dentro da cadeia quando a intenção não é matar e sim de humilhar. 
A Tatuagem como já foi dito, é encontrada em todos os presídios do mundo, porém com outros significados e desenhos.


Tatuagens da parte branca dos olhos





Muitas pessoas acham que essas tatuagens da parte branca dos olhos é uma novidade, mas o que muitos não sabem é que elas surgiram nas penitenciarias americanas onde eram feitas com tintas de caneta, nas cores azul, preta e vermelha. e eram usadas para diferenciar elementos das gangs dentro das cadeias

Para ver a Parte 1 Click AQUI!


        E Tatuagens femininas de cadeia AQUI

Para aqueles que insistem que isso é bobagem  ou que eu viajei! Veja a bibliografia, além dos trabalhos completos a respeito abaixo! Também veja o video abaixo

Bibliografia: 1.Revista CARANDIRU. tatuagens de cadeia – Ano 2001 2.Revista PLAYBOY. As tatuagens dos presos– Ano 2004 3.VARELLA, D. Estação Carandiru. São Paulo – Ano 1999. 4.Revista SUPER INTERESSANTE. edição n. 109 – Ano 1996. 5.Apostila de Abordagem de PATAMO – Ano 2008 6. Revista “datiloscopia policial” da Policia Federal - “As tatuagens de cadeia” - Ano 1995. 7.CEZINALDO Vieira Paredes. Monografia “A influência e o significado das tatuagens nos presos no interior das penitenciárias. – Ano 2003. 8.Revista CIÊNCIA CRIMINAL.tatuagem de cadeia – Ano 2007. 9.Revista SUPER INTERESSANTE, edição n. 259 – Ano 2008

Comentários
94 Comentários

94 comentários:

  1. "Para aqueles que insistem que isso é bobagem ou que eu viajei! Veja a bibliografia, além dos trabalhos completos a respeito abaixo!"

    Amigo, não que seja besteira, mas o que falta pra você e muita gente entender é que a maioria dessas tatuagens tiveram o seu significado "modificado" graças a esses presos. Um exemplo é a carpa, símbolo de persistência nas culturas orientais (a carpa que consegue subir o rio pode se tornar um dragão) e já era usada muito antes do surgimento da Yakuza.
    Palhaços, cruzes, caravelas, tudo isso tem um significado original, que por erros de um foi modificado.

    Pense que as tatuagens eram comuns entre os marinheiros, e foram marginalizadas pela sociedade, por isso os criminosos passaram a adotá-las.

    Esse post seu, mesmo que sem sua intenção, é, infelizmente, fruto do preconceito que existiu e ainda existe contra pessoas tatuadas.

    P.S.: sei que você fez pesquisas em arquivos do DEIC, mas o seu post pode contribuir para o preconceito. Um neto de noruegueses, por exemplo, que tatuar um viking para homenagear os avós é, instantâneamente, um neonazista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente agradeço pelo comentário e pela forma educada como você o colocou! Tatuagens tem sim significados e não foi o passar do tempo que transformou algo bom em algo ruim, acredito que foi justamente o contrario, pois existem muitos relatos na historia sobre o ponto negativo das tatuagens. Cito por exemplo o velho testamento que proibia os judeus de se tatuarem (citação histórica, não religiosa)O fato é que a função primaria de tatuagens era justamente identificar uma tribo ou clã da mesma forma que é usada por presidiários! Quando citei a Carpa é justamente um exemplo milenar e seu significado não se alterou vide a Yakusa e seu exemplo migrou inalterado para as gangs brasileiras. Com relação a preconceito isso é muito relativo, pois se eu fizer uma tatuagens de uma bandeira da suástica 99,9% das pessoas dirão que eu sou Nazista e a grande maioria acha o nazismo algo detestável. Só que o simbolo hoje conhecido como nazista é usado até pelo Budismo, mas não vai adiantar eu explicar isso! Pois sua fama de uso para o mal cobre qualquer fama de uso para o bem! Da mesma forma tatuagens de cadeia tem o seu significado sim e isso não é um pré conceito e sim um conceito que foi instituído pela lei do crime! Com relação ao seu exemplo de um neto de Noruegueses que faz uma tatuagem de viking como homenagem, eu te digo que um neto de alemães que faça uma tatuagem da SS para homenagear seus avós que lutaram horadamente na 2 Guerra, independentemente de Hiter passa a ser visto por todos como NeoNazista! P.S: Tatuagem de Viking significa racista e Neo Nazista! Obrigado

      Excluir
    2. isso msm ainda existe muito prenconceito, eu msm tenho uma carpa no ombro e não sou bandido pesquizei nos livros orinentais,,

      Excluir
    3. Então sua pesquisa em livros orientais foi muito mau feita

      Excluir
  2. A tatuagem de mago também pode significar que o cara é somente nerd. ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mas se o cara é nerd dificilmente estaria na cadeia.
      Tendo em vista melhores condições de vida e q pouca necessidade de cometer um crime
      Não que seja impossível, mas mais difícil que baixa renda

      Excluir
  3. na "Borboleta" tem a foto de um beija-flor! :(

    ResponderExcluir
  4. Qual a fonte disso aí? pois até aonde eu sei, MS 13 sgnifica mara salvatrucha, inclusive existem vários documentários sobre essa gangue...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado foi corrigido a parte que faltava

      Excluir
    2. to achando que tem muito anonimo querendo colocar um penis nas costas

      Excluir
  5. eiuheuhehie tudo errado .

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quanta bobagem. Não sei se a tal da religião cega as pessoas. Eu nunca tive religião, tanto que essa palavra nunca esteve no meu vocabulário. Pra mim ateus e religioso estão no mesmo barco. Uns ACREDITAM que há algo, e outros ACREDITAM que não há algo. Eu simplesmente descaracterizo a palavra ACREDITAR porque não consigo entender que a religião seja a natureza, com conceitos criados pelo homem. Papo furado. No mais, eu tenho tatuagem de caveira, e uma cobra nas costas inteira. Sou Engenheiro formado, trabalho em um banco. Nunca fiz mau a ninguém. Meu avô tem um escorpião no braço e é a pessoa mais bondosa que conheço. Ridículo classificar um desenho corporal, com atribuições de gente maudosinha. Meu Deus, o ser humano é sempre muito ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não entendi da onde você tirou religião nesse post? E você ter uma tatuagem dessa lista não apaga o seu significado. Se um dia for parar em uma cadeia por qualquer motivo você poderá ter problemas, apenas isso!

      Excluir
    2. si vc nao acredita em religiao como vc tem um DEUS! vc mesmo esta caindo em contradiçao aff...

      Excluir
    3. e se a policia pegar tambem pois eu ja vi policial procurando tatuagens em blitz

      Excluir
    4. Acho tudo o que foi escrito muito importante, mas gostaria de ressaltar que salvo algumas imagens muito específicas, nada deve ser analisado isoladamente. Ora, seu avô era gente boa, (naquele tempo poderia ser que isso não tivesse o significado que tem hoje), e por isso não se poria em situação de ter que ser parado pela polícia.
      Minha mãe sempre me disse " QUEM COM PORCOS SE MISTURA, FARELOS COME." Se a pessoa quer ter uma tatuagem e não é criminosa pois que tenha, não há mal nisso o cuidado é na frequetação de lugares suspeitos, atitutes dubias, associação com pessoas que sabidamente praticam algo errado mas isso é importante pra quem tem ou não.
      Eu tenho 28 anos, casada, sou Pedagoga, fiz minha tatuagem há 10 anos, sou funcionária pública, quer dizer tive vida normal, não vi minha tatuagem nesse post mas pesquisei muito antes de fazê-la e nunca passei por nenhum costrangimento por tê-la. Tenho um olho de horus nas costas. Tudo tem um contexto, só a imagem isolada nem sempre faz sentido.

      Excluir
    5. Espere ate vc cair numa blitz e vai ver se consegue explicar para os policiais a sua caveira. Tive a infelicidade de estar no lugar errado na hora errada qdo assaltantes foram parados num posto da Policia Rodoviaria Federal em Santa Catarina. Reagiram à bala e acabei sendo detido junto com eles... Na delegacia fui logo diferenciado deles pq eles tinham tatuagens e eu nao tinha.

      Excluir
    6. Os polícia são preconceituosos mesmo!!

      Excluir
  7. auhauha carpa é chefe de pCC ? meus 2 amigos, e meu irmão sao do pcc então e eu nem sabia, e olha que sou do MG !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor do blog tá maluco hahaha

      Excluir
    2. Devo mesmo pois deixo comentários como o seu que são vazios e sem sentido por aqui

      Excluir
    3. Seus 2 amigos terem tatuagem de carpa apenas significa que eles foram embalistas e fizeram tatuagens sem se perguntar sobre o sentido

      Excluir
    4. A carpa e uma das tatuagens mais feita no mundo. num qer dizer q seja no pcc so no brasil q eh assim.

      Excluir
    5. No Brasil Pcc Na China Mafia Chinesa e No Japão Yakusa. Ela tam um significado sim

      Excluir
    6. ...Éi! eu tenho uma borboleta tatuada no quadril! Eu não sou homosexual! nem femosexual! Aliás, eu nem sou sexual!!!!

      Excluir
  8. Que post babaca meu, sério que perdi meu tempo lendo tudo? auehuaeh

    ResponderExcluir
  9. Nossa, dá pra ver o porque de o Brasil ter um alto índice de analfabeto funcional só lendo os comentário daqui.....é cada barbaridade que escrevem sem ler e interpretar, aff....

    Meu pai costuma dizer que antigamente tatuagem era sinônimo de ser Bandido, atualmente é sinônimo de ser Moderninho.O que muita gente não entendeu é quem criou esse post não está dizendo que quem tem a tatuagem X, Y, Z com tal significado é aquilo.Não, longe disso.

    Wolf,ao criar esse post só revelar a historicidade da "tatuagem de prisão" ele não está julgando que tem o teve determinada tatuagem.Apenas contando algo que era visto de determinada maneira num passado não tão distante.
    Ficar fazendo juízo de valor com referencias do que a TATUAGEM representa atualmente é um erro muito grande chamado ANACRONISMO.

    NÃO É QUESTÃO DE DIZER QUE A MAIORIA QUE FAZ TATUAGEM ATUALMENTE PENSA DE ACORDO COM O SIGNIFICADO. APENAS QUE EXISTIU (OU AINDA EXISTE) GRUPOS E FACÇÕES QUE UTILIZAM TATUAGEM COM UM SIGNIFICADO, E É IMPORTANTE SABER.

    Maioria dos comentarios são criticas vazias, com exceção do Anonimo 1....

    Parabéns Wolf excelente post, deve ter dado muito trabalho. Valeu por compartilhar essas informações com a galera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, disse muito

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Concordo , O que o Cara quis dizer é que no mundo do crime essas tatuagens assumiram esse sentido , pode ser de que um devoto de nossa senhora, tenha ela tatuada no seu corpo isso não quer dizer que o cara é bandido mais talvez possa ser confundido com um e outra o post é interessante até pra que pessoas de bem possam se previnir. Vamos tentar entender sem criticar abrçs a todos

      Excluir
  10. NAZISTA DE SÃO PAULO É PACABAR MEMO. SÃO OS FILHOS DE RITILER. KKKKK. E VC VIU A COR DELE, IA SER ELEITO UM GRANDE LIDER NAZISTA NA ALEMANHA... KKKK

    ResponderExcluir
  11. Hehehe o homicida da foto da estrela é homossexual será q ele matou de amor ?

    ResponderExcluir
  12. Balela...
    só tive na delegacia pra tirar meu RG, e tenho um crucifixo no peito...
    fiz ela porque simplesmente gosto, e dane-se a opinião alheia!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí que você tem tatuagem? Desde quando isso é crime você podia ter um pinto tatuado a cara nem porisso a policia iria te prender! Presta atenção no que você ta lendo, o cara apenas disse que existe um significado pra isso na cadeia!

      Excluir
    2. entao vc e viado hahaha

      Excluir
  13. Muito curioso o artigo, mas devemos lembrar que tudo vai das pretensões de quem faz.

    ResponderExcluir
  14. pode até ter reais significados. mas conheço pessoas que tem algumas dessa tatuagens e não tem nenhum tipo de ligação com crimes. é preciso ter cuidado ao publicar esse tipo de material.. tem muita gente de bem que por gostar da arte tem algumas dessas imagens tatuada no corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È preciso ter cuidado ao publicar esse tipo de material ou ter cuidado ao se fazer uma tatuagem? Qualquer um dos seus amigos se por algum desvio da vida for parar na cadeia poderá ter problemas

      Excluir
  15. É impressionante ver a interpretação que as pessoas fazem do que lê, não tenho tatuagens, não gosto, simplesmente isso! Li e gostei muito do artigo, serve como informação, independente de ter ou não tatuagens. A pesquisa contida aqui refere-se à interpretação da tatuagem no presído, não quer dizer que alguém que se tatuou tem que obrigatoriamente saber disso. Tem algumas pessoas que levaram pro pessoal, pro lado religioso. Galera antes de fazer um comentário procure analisar e enteder o que leu.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, esta tatoo da india é verdade;Aqui no
    Rj nos anos 80 os caras tinham que ter tatoo da india Potira ou Jurema
    era Marca da facção C.V !

    ResponderExcluir
  17. NO ENTENDO COMO ACHAM TANTAS COISAS SOBRE A TATUAGEM UMA PERSEGUIÇÃO DO CARALHO! EM SALVADOR PARA QUEM TEM TATTOO DE ÍNDIA JÁ É MATADOR DE POLICIA SE FOR DESENHO DE CACIQUE É CHEFE DO TRAFICO,RSRS E AGORA A CARPA TAMBÉM UM DESENHO DE UM PEIXE QUE PODE ESTA SALTANDO DA AGUÁ OU MERGULHANDO JÁ ESTÃO PERSEGUIDOS FALAM QUE É DE FACÇÃO CARALHO NUNCA OUVIR TANTA BOBAGEM! VÃO JULGAR AGORA AS PESSOAS PELAS TATUAGEM OU PELO CARÁTER DELAS TATUAGEM NÃO MUDA O NOSSO CARÁTER DE TRABALHADOR SE TATUA UMA ÍNDIA OU CARPA VIRA MATADOR DE POLICIA E TRAFICANTE PRIMEIRO QUEM DEVE É CULPADO MAIS QUE NÃO É JULGADO INOCENTE MENTE,RSRSRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sou policial militar em sao paulo estou acostumado a lidar com diversos tipos de pessoas desde o ladrao periculoso ate o cidadao mais honesto esse assunto a respeito de tatuagens e verdadeira porem existem as pessoas q fazem a tatoo pelo significado e existem as pessoas q fazem pq apenas acham bonito ou interessante nao devemos desrespeitar ninguem so por cauda de uma tatoo por isso durante uma abordagem policial e realizada uma pesquisa da vida pregressa da pessoa pra sabermos se a tatoo tem algum significado ou se e apenas estetica

      Excluir
    2. ta certo tiago o povo é ignorante não pode ver ninguem com uma tatto que ja tem medo ja julga a pessoa nossa se carpa for pcc aqui em Ribeirão preto so tem pcc acho nada ve esses significados --'

      Excluir
    3. Acho interessante em uma sociedade onde se da valor a imagem e onde não se conhece nem o vizinho as pessoas falarem de se conhecer o carater as idéias e o que o próximo pensa! È justamente por isso que bandido usa tatuagem, pra ser identificado pela imagem, ou voce acham que eles se reúnem na cadeia em volta de uma fogueira e ficam contando as suas peripécias criminais? Peixe morre pela boca!

      Excluir
  18. nossa quantos comentarios ridiculos das pessoas,em nenhum momento foi generalisado...apenas foi informado históricamente a forma de identificaçao nas prisóes,besta é quem tatua sem pesquisar sobre o assunto isso é uma bela fonte de informaçoes,eu vou fazer a minha e estou perquisando demais antes de fazer...
    parabens esse post é muito bom !

    ResponderExcluir
  19. kd a borboleta? só vejo um beija-flor

    ResponderExcluir
  20. Temos que se basear no siginificado individual de cada um para cada tatuagem (ou desenho), não importa o que os bandidos consideram, ou é eles que decidem o que cada desenho vai significar???? Na cadeia existem todos os tipos de tatuagens, pode ter certeza!!! Agora c for pra discriminar quem tem tatuagem, vamos descriminar os negros, os gays, e principalmente os invejosos. Se cada 1 cuidasse da sua vida ao invez de julgar, o país não estaria na merda q tá hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém discriminou ninguém apenas foi passado um trabalho a respeito dos significados das tatuagens na cadeia e que la dentro tais marcas representam poder, Aprenda a ler, já que não é capaz de interpretar um simples texto

      Excluir
  21. Esses só significados só tem significado na cadeia, fora da cadeia ñ tem nada a ver. A maioria dos playboy tem caveira, escorpião, tribal, maori, carpa, entre outros, não só homens como as mulheres tb... Se vc conhece tão bem a cultura dos marginais, vc deve estar em muito contato com eles, pq esses siginificados tolos, não chegam nem perto de studios de tatuagem, e quem gosta da arte da tatuagem desconhece todos esses siginificados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larga de ser burro você não viu as referencias bibliográficas, Quer dizer que pra entender de alguma coisa você tem que pertencer a ela? Pra que serve pesquisa e estudo. Ve se torna professor de língua portuguesa pra ver se consegue entender um texto simples, sua anta. Parabéns pelo post!

      Excluir
  22. pois eu tenho varias tatuagems no corpo e nunca pratikei crime nenhum e acho que isto e a maior besteira do mundo bom este e o meu comentario com serteza esta pagina deve ter sido criada por um policial por iso nao esta sabendo direito mais todos nos temos o livre arbitre ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Essa pagina não foi criada por um policial! E o post se refere a tatuagens na cadeia, você ter ou não tatuagens é irrelevante

      Excluir
  23. Sou policial militar em sao paulo digo q existem sim significados nas tatuagens feitas na CADEIA existem as pessoas de bem q simplesmente fazem a tatoo pq acham bonito por isso em uma abordagem o policial pergunta se vc tem tatuagens ou carimbo e se ja esteve preso se a resposta for sim ja estive preso o policial vai pedir para ver seus carimbos q sao as tatuagens q tem algum significado para o crime a intencao nao e banalizar ou ridicularizar a pessoa nao podemos d forma alguma pre conceituar uma pessoa por sua tatuagem nao se ofenda com este blog ele apenas cita os significados nao q tds q tem essas tatuagens sao criminosos antes d julgar veja leia a respeito nao opine sobre um assunto do qual nao conhece pesquise a respeito ai sim vc tem td o direito de concordar ou nao a respeito do q esta sendo apresentado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei do blog e achei muito bom nao tenho nada contra tatuados mas ja ouvi falar a respeito dos significados,tambem nao faria tatuagens em meu corpo ,principalmente de uma caveira ou de uma faca muito menos com simbolos absurdos que eu nem sei o significado.gostei do comentario do policial e serve para ajudar muita gente que pretende fazer tatuagem.

      Excluir
  24. Gostei do Blog ! [; , acho que
    existem sim significados nas tatuagens feitas na CADEIA .. Tem gente que Gosta da Arte & uns Da Maldade !
    Mais hoje em dia o preconceito e muito não so pela Tatuagem ou cor ....
    acho que no momento cada um tem sua opinião .
    é ninguém tem direito a Tirar a Sua !

    ResponderExcluir
  25. O que costuma acontecer é que ao ser preso ou conversando com outros parceiros de crime os criminosos buscam saber o significado das tatuagens para depois as fazerem. Esse padrão de tatuagens é seguido dentro das cadeias pelos homicidas, traficantes e latrocidas. Eles costumam seguir uma tendencia podendo variar alguma tatoo de um estado para outro. Com exceção dos pontos concordo com todas as outras, sou do DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agradeço o comentário e acredito que seja isso mesmo, um vai vendo e copiando do outro!

      Excluir
  26. Bom sei que você não quis dizer que todos que tenha determinada tatuagem seja oque diz nesses significados. Sou estudante de pedagogia não tenho nenhuma tatuagem ainda. Mais penso sim em fazer alguma. Uma delas é em homenagem a um amigo que foi preso por trafico. Que seria a estrela no ombro direito que tem o significado de liberdade dentro das penitenciarias e não vejo nada de errado nisso. Não discordo do seu artigo só acho que no inicio dele voce deveria ter deixado bem claro que não é todos que tem essas determinadas tatuagens que são oque você diz. Em algumas partes você cita que devemos tomar cuidado com o individuo que tem essa tatuagem porque significa alta periculosidade. Se a sua ideia não era julgar deveria pensar no que escreve. Meu marido tem 10 tatuagens uma dela é uma aranha na mão. Que marca marginais em São Paulo. Devo me separar dele por isso. As pessoas tem que parar de julgar os outros pelo que elas usam, vestem ou tatuam. A pessoa tem que ser julgada pelo que ela é e não pelo que parece ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que o significado é dentro da cadeia. Ou seja tomar cuidado com o individuo dentro da cadeia

      Excluir
  27. boa noite gostava de saber qual a imagem (tatoo)do significado de nunca se rebaixar a policias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não entendi a sua pergunta poeria ser mais especifico

      Excluir
  28. Mto legal o post!!!
    O problemas eh q as pessoas nao pesquisam antes de fazer a tatoo e depois ficam com raiva ao saber os significados, poxa se nao concordao ou nao gostaram tdo bem, nao precisa ler ou criticar. Em nenhum momento foi afirmado q quem tinha a tatoo X era um criminoso e apenas o significado dela na CADEIA !!!!!
    Presta atencao no texto gente !

    ResponderExcluir
  29. Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Basta notar que todo bandido reicidente tem tatuagens, a policia chama de carimbos

      Excluir
  30. SEI BEM O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ESSA PUBLICAÇÃO,QUE TOMEMOS CUIDADO AO ESCOLHERMOS UMA TATUAGEM,POIS AO NOSSOS OLHOS A QUILO QUE É BONITO PODE TER UMA LINGUAGEM QUE VAI ALÉM DO NOSSO CONHECIMENTO E PODE TRAZER PROBLEMAS PARA QUEM INOCENTEMENTE A FEZ,O QUE EU ACREDITO SER BANAL LINGUAGEM DO CRIME É DIFERENTE,DIGO ISSO COM BASE POIS SEMPRE TRABALHEI COM DEPENDENTE QUIMOS E SEI O QUE VOCÊ ESTA FAZENDO TRAZENDO INFORMAÇÃO, POIS SOMOS UM POUCO DESLIGADOS,CHEGAMOS A FAZER ALGUM POR QUEM ALGUÉM FEZ E FICOU BONITO,ENFIM TUDO NA VIDA TEM UM PREÇO, AS VEZES PAGAMOS POR AQUILO QUE NÃO DEVEMOS.

    ResponderExcluir
  31. tinha que ser um troxa pra fazer isso palhaço irmão é alegria carpa é força fé coragem tenho 1 palhaço e 1 carpa o povo fala d+ sei que palhaço não significa alegria mais pra mim significa sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo e pra um bandido de cadeia carpa significa PCC. O mundo não gira entorno de voce e suas crenças. Agora a pergunta quem é o palhaço trouxa? Quem faz algo segundo seu próprio nariz ou aquele que checa antes de fazer algo? Quer teimar teima, tem gente que diz até hoje que o homem não foi a lua, quem sou eu pra faze-los mudarem de ideia

      Excluir
    2. Tomara que você nunca pare numa delegacia, pois palhaço significa matador de policiais.. Não só pra nós mas pro mundo inteiro principalmente pros policiais.. Até vc provar que nariz de porco não é tomada, tenho dó de vc. Faz as coisas sem saber.

      Excluir
  32. Não precisa ser gênio, para diferenciar uma tatuagem artistica de uma de cadeieiro. Ter preconceito??? prefiro isso a conviver com chave de cadeia. Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  33. Bem se ve que não percebe nada de tatuagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo se vê que você não entende nada de lingua portuguesa, o pior cego é o que nao quer ver

      Excluir
  34. Já trabalhei com adolescentes em " conflito com a lei" e os adolescentes possuem seus corpos marcados por inúmeras tatuagens ,citadas nesse artigo, e que de certo modo tem relação com a infração cometida,principalmente as que são relacionadas ao roubo e ao tráfico, os pontinhos nas mãos e por se tratar de um "código" não é sempre que eles esclarecem os significados quando questionados sobre a imagem... porém é real!


    ResponderExcluir
  35. È impressionante que a maioria dos comentários são de críticas destrutivas embasadas em erros de interpretação,pessoas que não consseguem entender uma vírgula do que leêm. O material postado tem o intúito de informar uma conduta típica de cadeias, que é a identificação de presidiários ou ex-presidiários no que praticam ou praticaram, enfim, não há nenhum preconceito ou discriminação para com aqueles que tem tatuagens por motivos obviamente distintos dos mencionados acima, pelo contrário, está ajudando, passando conhecimento que lhes pode ser útil no amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que apalavra chave do seu comentário é passar conhecimento que pode ser útil no futuro.

      Excluir
  36. Achei mto bom o post,tenho vontade de fazer tatoo,e estou pesquisando antes alguns significados.

    ResponderExcluir
  37. Bom... depois de ler esse monte de discordâncias, gostaria de deixar um comentário... algo raro, pq dificilmente escrevo por falta de tempo e paciência.
    É ótimo o post, bem informativo e com fontes boas! É muito bom as pessoas lerem isso, pq "abre o olho" de ansiosos inconsequentes que fazem tatoo por impulso e depois se arrependem...
    Discordo absolutamente do autor do primeiro comentário, não vejo nada preconceituoso neste post, o preconceito geralmente é encontrado pelos olhos de quem procura preconceito o tempo todo.
    Não me considero uma pessoa preconceituosa, porém todos somos em alguma "área" da vida!! Sempre vai existir algo q incomode a ponto de falarmos o nosso ponto de vista, portanto tenho todo direito de falar... 90% das pessoas tatuadas são horríveis. têm aspecto sujo e causa mal impressão. Algumas tatuagens realmente chamam minha atenção, qdo são bonitas bem feitas e sentimentais... porém sou absolutamente contra qualquer arte definitiva no corpo.

    Bom ... ótimo post!! vou ver o 1º agora pq vi esse 2º pq busquei no google significado da carpa.

    Sou a Tati!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Tati pelo seu comentário, concordo com seu ponto de vista pois o que mais existe no mundo é gente dizendo depois de arrependido que Não Sabia das coisas, (Qualquer semelhança com o Lula é mera coincidência) Obrigado

      Excluir
    2. Haha... : ) ((lula)) rsrs

      Tudo q é bom, merece ser elogiado!

      Inté!

      Tati

      Excluir
  38. Nada contra quem faz, no entanto as pessoas antes de fazer deviam conhecer mais sobre seus significados, o que a gente sabe que se tornou dificil, visto que muita gente o fez por achar bonito aquilo que tem um significado no mundo do crime. Mulheres de criminosos, geralmente tem uma borboleta. Qual significado disso? alguem pode explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mulheres de criminosos a borboleta significa anseio pela liberdade do companheiro que esta preso, serve também pra mostrar pra outros bandidos que a mulher ja tem compromisso. Geralmente o cara manda a mulher fazer pra marcar a sua posse sobre a mulher e manter outross homens a distancia. Abcs

      Excluir
  39. Isso tudo é uma grande merda, a tatuagem tem significado que a pessoa que fizer der a mesma. Se liguem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo não gira em torno de você. Se você tatuar um simbolo nazista nas costa, não adianta você ficar dizendo aos quatro cantos que pra você aquilo significa paz. Por que quem olhar pra você dirá que você é racista. E assim é com tatuagens que foram criadas antes mesmo de você nascer ela já tem o seu significado e não adianta ficar teimando

      Excluir
  40. Wolf,com certeza seu post só tem a agregar conhecimento.
    Maravilhosa sua atitude!!!!!!!!!
    Com todas essas informações, pensem bem antes de fazer uma tatoo e "OBEDEÇA, QUEM TEM JUIZO".
    Ameeeeeeeiiiii
    Madona

    ResponderExcluir
  41. Blog do Professor Timterça-feira, 12 março, 2013

    Matéria de grandes conhecimentos das simbologias dos presos. Simbologias e símbolos tatuados dos mais diversos presos e crimes. Sejam os símbolos dos estupradores, dos homossexuais, dos latrocidas, dos assassinos em série, entre outros. Verdadeiro tratado global de tatuagem presidiária.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pelo Blog e pelo material postado. Acredito que o material é rico em detalhes e demonstra alguns dos riscos que o cidadão pode se expor ao tatuar algo em seu corpo.

    Professor

    ResponderExcluir
  43. Nada aqui é uma questão de opinião. É uma realidade.No submundo alguns desenhos de tatuagens representam uma codificação para quem as usa, no mundo normal estes mesmos desenhos não tem a mesma codificação. Simples assim.
    O que resta para quem não gosta de tatuagem e não é bandido é simplesmente não utilizar tais desenhos ou assumir o risco.

    ResponderExcluir
  44. Não é uma questão de opinião. É uma realidade. No submundo alguns desenhos de tatuagens servem como códigos de conduta entre os marginais. Em contrapartida os mesmos desenhos não adquirem o mesmo significado no mundo "normal" porque a mairia das pessoas que gosta de tatoos se concentra na beleza estética. Simples assim. A conclusão é muito simples: não tatuar desenhos comprometidos com estes códigos-marginais, ou colocá-los e assumir riscos incalculáveis.
    O post é ótimo e ajuda a aprender mais um pouco na vida.

    ResponderExcluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!