terça-feira, 19 de junho de 2012

10 coisas que tornam nossa Sociedade mais decadente e sem sentido!

Vocês já devem ter notado que os posts do Ah Duvido estão “meio” críticos essa semana. E tem mais um para fechar a semana batendo a porta. Listei 10 coisas que fazem o mundo um lugar pior ou não fazem qualquer sentido. Aposto que muitas delas incomodam muita gente que já percebeu o quão retrógrada são essas idéias. Confira:
10. Política Americana



“Cara de pau” é um termo designado para explicar o comportamento mentiroso e cínico aonde o locutor não demonstra qualquer vergonha ao exercê-lo.  A explanação anterior cabe como uma luva para a política Americana. Os Estados Unidos, desde a sua independência, adotou a ideologia da hipocrisia, demagogia e exploração dos povos para fortalecer sua Economia.
Eles que se auto intitularam “defensores da liberdade e da ética” , vivem querendo acabar com a primeira e não fazem a menor idéia do que significa a segunda.  Chega ser risível a postura completamente desavergonhada que eles utilizam para “roubar” ou “destruir” outras nações de menor poder economico e bélico. Exemplos é o que não faltam:
(X) A Busca das armas de destruição em massa do Iraque terminou em 10 anos de guerra, nenhum vestígio de arma e com empresários e governo no controle do petróleo e recursos naturais da região;
(X) A insistência em restringir o uso da Internet;
(X) Perseguição ao programa nuclear do Irã, acusando que eles pretendem fazer bombas atômicas, sendo que os EUA é o país com mais armas nucleares do Mundo;
(X) O condicionamento dos empréstimos de juros abusivos que acabam aprisionando países com menor renda;
(X) Iniciar a guerra do Vietnã com o pretexto de ataques as frotas marítimas americanas para impedir a expansão do comunismo na Ásia;
(X) Utilizar de táticas de manipulação dos civis, criando ataques terroristas contra à própria população – como a polêmica Operação Northwoods da CIA – para conseguir o apoio popular para começar novas guerras;
A última dos nossos queridos “lobos em pele de cordeiro”, foi o apoio, patrocínio e promoção da tentativa de um marco regulatório na Cúpula das Américas. Os EUA quer que os países latino-americano liberem o consumo de qualquer tipo de droga, criando regulamentos para o uso. Crack, heroína, cocaína, enfim, todo tipo de droga liberadas. O interessante é que, quando questionados sobre uma possível adoção do marco para si, o diplomata estadunidense apenas alegou que “isso não serve para os Estados Unidos da América”. Como já dizia o ditado: pimenta nos olhos dos outros é refresco.
9. Ceticismo exacerbado
O ceticismo é uma corrente de pensamento filosófico que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade. Criado na Grécia Antiga por Pirro de Élis (filósofo grego), esta filosofia rejeita qualquer tipo de dogma (afirmação considerada verdadeira sem comprovação).
De acordo com os céticos, todo conhecimento é relativo, pois depende da realidade da pessoa que o possui e das condições do objeto que está sendo analisado. Como a cultura (regras, leis, costumes, visões e mundo, crenças) muda em cada período histórico, os defensores do ceticismo acreditam ser impossível estabelecer o que é real e irreal ou correto e incorreto.
Logo, os céticos defendem a ideia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questões, não fazendo julgamentos antes de ter as provas em mãos. Dessa maneira, o cético defende a indiferença total. O que torna o cético exacerbado, um pseudo-cético, pois ele não dá a mínima para provas ou investigação, ele simplesmente não quer acreditar em nada e põe tudo que sai do normal em dúvida.
O ceticismo sempre foi um amigo e inimigo do homem no seu caminho rumo a evolução. Se por um lado, o ceticismo fez o homem crescer, em pensamento e conhecimento, quando abandonou as explicações simples e fantasiosas, por outro, atrapalha quando algo necessita de mudança de um pensamento cético já estabelecido.
Foi por causa do ceticismo que a Ciência surgiu. E o mesmo ceticismo que criou a Ciência virou seu limitador, impedindo que pesquisas em diversos campos aconteçam.
Um cético exacerbado tem como hábito negar tudo que apresente caráter fantástico a primeira vista, acusando de farsa, sem ao menos ter em mãos, comprovação que firme sua ideia intimidadora, ou seja, age com pensamento dogmático. Este ultimo é o oposto ao ceticismo, o que torna esse cético sem credibilidade.
Esse comportamento cético em excesso não deixa de ser, em partes, fanatismo. Suas atitudes acusam essa condição: somente a sua visão é a correta e o próprio descarta qualquer explicação alternativa.
O cético exagerado, normalmente tem como a Ciência uma religião, fonte de toda a verdade, indiscutível. Adota sempre como a versão dos fatos, a oficial, nunca questionando a mesma por parecer a mais lógica. Ou seja, um cético exacerbado é uma contradição ambulante.
A Ciência hoje é dominada por esse tipo de pensamento. Qualquer pesquisa que demonstre que algum grande preceito científico está errado é imediatamente descartada sejam quais forem às comprovações apresentadas. Transformando a Ciência também uma contradição, já que ela é a busca pela verdade através do processo investigativo, a metodologia científica e não uma Religião baseada em dogmas, tal como se comporta atualmente.
Para ilustrar os parágrafos anteriores, gostaria de demonstrar dois exemplos de ceticismo exagerado, um que todo mundo presenciou e outro mais pessoal, respectivamente:
O primeiro é a Guerra do Iraque, que já foi citada em item anterior. Quando a guerra do Iraque explodiu, muitas pessoas, inclusive especialistas em política internacional, disseram com todas as letras, que não passava de uma tática de apropriação dos EUA dos recursos do Iraque e que não existia armas de destruição em massa por lá. O que os pseudo-céticos afirmaram? Adivinha? Logicamente ficaram a favor da versão oficial, era obvio para eles que o Iraque  tinha tais armas. Dez anos de guerra se passaram e nenhum vestígio até agora. No entanto, os EUA domina os recursos naturais do Iraque hoje. E aí, quem estava com a razão? A versão oficial ou a alternativa?



O segundo é sobre um post que foi feito aqui no Ah Duvido, que está aqui no link. No item 27 do post linkado, temos um vídeo que mostra um mistério sobre o Túnel Russo. Não é segredo para maioria das pessoas que pesquisaram que, boa parte dos acidentes desse túnel em Lefortovo é devido a engenharia mal empregada – corre por baixo do rio Yauza, e a água vaza em alguns pontos. Assim devido as baixas temperaturas, essa água pode congelar, torna a superfície da pista muito escorregadia, ocasionando muitos acidentes. E essa foi a primeira explicação dos céticos quando esse post foi parar em diversos fóruns e sites da internet. Ok, não deixa de estar certo mas não é isso que está sendo proposto no item. O pedido é para que os visitantes explicassem o ocorrido aos 0:57 segundos do vídeo. Pela falta de explicação, a maioria dos céticos presentes nos fóruns e sites fizeram exatamente um que um crente faria para explicar algo aparentemente inexplicável: admitiram que a sua imaginação era uma verdade. Li diversas explicações, no mínimo ridículas, sobre o motivo do acidente, veja:
*O outro caminhão veio de um túnel subterrâneo ( diga-se de passagem, túnel aquático, lembra do rio Yauza)
*O caminhão atravessou a parede, tanto que, podemos ver o caminhão atravessando, os blocos de concreto pela pista e o buraco na parede (sinceramente, não consegui ver nem um e nem os outros (senão os pedaços dos caminhões pelo asfalto) e mesmo se fosse isso, um caminhão deveria bater na lateral do outro e não de frente)
*Vários usuários analisaram o deslocamento do ar para embasar seus comentários ( essa eu rolei de rir)
*Três deles disseram que os dois caminhões estão indo no mesmo sentido e quando se chocam, é que aparentam estarem indo em sentidos opostos ( só não explicaram porque esse caminhão não aparece aos 0:57 segundos, já que estava na mesma via e indo no mesmo sentido, além do que, acho difícil o caminhão ter feito um 180 sem sair do lugar dado o impacto)
*A maioria esmagadora, não falou nada com nada, disse que era fake, não colocou qualquer argumento para confirmar sua afirmação e utilizou do sarcasmo.
Ao assistir o vídeo várias vezes, noto que aos 57 segundos, não havia outro caminhão na pista e aos 58 o tal caminhão mágico bate de frente com o caminhão que está sendo filmado indo em sentido oposto. A explicação mais lógica que encontrei, porém, não é uma afirmação, apenas uma hipótese é que foram cortados alguns frames do vídeo e que passaram despercebido aos olhares do expectador. Porque se você pensar que, aos 0:57 não existia nada e aos 0:58 ocorre a batida, temos aí o tempo de 1 segundo para o caminhão entrar na pista (supondo que exista uma via de entrada de uma pista paralela em um ponto cego da câmera), ficar de frente com o outro caminhão e então, bater. Pouco tempo, não acha? O mais provável é que o caminhão já tivesse surgido aos 57 segundos.
Sinceramente, admito que não sei explicar! De todos os fóruns céticos que li, somente um usuário disse que também não sabia explicar, o resto, deu uma explicação que posteriormente consideraram uma verdade ou adotaram a explicação da pessoa com maior poder de persuasão ou o comentário com uma escrita melhor (vocabulário mais amplo). Agora, investigação e comprovação, isso ninguém viu! ( e se você conhece algum site que tenha feito, por favor, publique nos comentários, desde que não seja uma explicação forçada como as citadas).
Enfim, isso a meu ver, parece mais uma tentativa frustrada de impor a ideia de que temos a explicação para tudo. Perceba que não estou me referindo exclusivamente ao caso do vídeo e sim, no âmbito geral. Como disse no post sobre a Engenharia Social, isso é uma tática para encorajar o público a comprazer-se na mediocridade. Quem está no poder cria um paradigma aonde a própria população termina virando soldados ideológicos. Qualquer acontecimento que sair fora da linha comum de pensamento, é automaticamente negado e considerado farsa. E quando houver persistência, basta contratar um“especialista” no assunto para mostrar um parecer favorável. Outra tática é criar jornais que propositalmente vinculam notícias fraudulentes, como o Weekly World News e utilizá-los nessas horas. Um exemplo é o caso Hudson Valley, que durante todo o ano de 1984, foram relatados inúmeros avistamentos de objetos voadores não identificados e que posteriormente, foram publicados no Weekly World News, circunstância que condenou os acontecimentos, que passaram a ser considerados fraudes por serem publicadas nesse veículo.
Sou da opinião que uma pessoa realmente inteligente sabe balancear o ego. Não sabemos tudo. Nossa Ciência ainda engatinha, uma prova disso é que ainda usamos combustíveis fósseis para produzir energia e sequer dominamos a viagem espacial. Ser soberbo traz o atraso nesse momento. E quem gosta de atraso é músico sem compromisso!
8. Deterioração do Ensino Superior



A expansão do Ensino Superior Privado vem preocupando os nossos órgãos governamentais responsáveis por regularizar o setor. Sob pressão da força de mercado, essas Universidades acabam optando pelo que dá mais lucro, mesmo que tal decisão prejudique a qualidade de Ensino.
Antigamente, com poucas universidades à disposição, o ensino era mais caro, todavia, o aluno tinha garantia de qualidade era certa. Essas instituições não precisavam preocupar-se com a concorrência e assim, a estratégia para atrair os alunos era no campo da qualidade. Hoje em dia, brota uma universidade em cada esquina, fora as universidades à distância. O jeito que as grandes universidades particulares encontraram para concorrer foram fechar os olhos para o ensino e fazer o que estivessem em mãos para atrair estudantes. Comercializaram o Ensino por completo. Cursos que eram integrais diminuíram para um único período, professores antes rigorosos, hoje facilitam para os alunos não reprovarem e desistirem do curso e a estrutura para curso tecnológicos e da área da saúde são defasadas. O MEC para conter essa redução nítida da qualidade, inventa o ENADE e fazem uma fiscalização de terceira nas universidades.
Conheço alguns amigos que são professores em universidades particulares que confessaram que são obrigados a fazer de tudo para os alunos passarem, mesmo quando eles sabem que a turma ou o aluno não tem a mínima condições de serem aprovados naquela disciplina. O resultado disso é os erros médicos, prédios desabando por projetos mal elaborados, enfermeiras injetando o que não deve nos pacientes, professores ensinando Português, História, Matemática errado e o Brasil crescendo trilhando um caminho torto.
Temos que pensar: não é a hora de haver mais rigor na regularização dessas instituições? Amanhã é tarde, quando profissionais de péssima qualidade invadirem o mercado, o resultado será catastrófico.
7. Publicidade sem contexto





Diga-me: Você vai comprar um Guaraná Antarctica por causa disso? Qual a relação do Neymar e Thiaguinho conversando sobre passe em uma praia e um bendito refrigerante? Publicitários, please!
Quando a publicidade começou sua caminhada, lá para meados de 1790, após o termino da Revolução Francesa, tinha um único objetivo: divulgação. Com o passar do tempo, o foco tornou-se outro. E é esse outro foco que afeta tanto esse ramo e cria essas aberrações. Esse foco é a persuasão seguida do consumismo.
Os publicitários de hoje não querem mais divulgar um produto, eles querem é convencer que aquele produto “é”, o que ele não é! Dessa forma, eles não centralizam as campanhas para mostrarem as qualidades do produtos ou colocam especialistas falando sobre. O que eles fazem é pôr artistas, atletas, alguém que não tem nada a ver, em uma situação que também não tem nada a ver, com a intenção que você associe a imagem do “garoto(a) propaganda” a imagem do produto e o compre.
Pergunto a você leitor, quantas vezes comprou o Guaraná Antarctica por causa do Neymar no comercial? Ou um frango da SEARA porque o Robinho dançou Single Ladies na propaganda? Ou Kuwait por que o Adnet fez o rap do Yate? Ou alguma cerveja por causa daquelas propagandinhas engraçadinhas ou a Ivete e o Carlinhos Brown dançando? Na minha opinião, a pessoa tem que ser um pouquinho de RETARDO MENTAL para comprar um produto atrás de uma ideia tão mal distribuída. E falando em ideias, está aí o que deveria ser o núcleo das propagandas: Boas ideias. Você não precisa colocar alguém famoso para vender um produto se ele estiver apoiado em uma propaganda que demonstra uma criatividade ou atiçam os telespectadores.
Apesar de ruins, essas campanhas publicitárias ainda são admissíveis perto de certos fracassos. Itau#vamosjogarbola muda o futuro? De onde tiraram isso? Sem falar daquela que o Luís Fabiano fez a campanha de uma FACULDADE! Sem falar nos virais e publicidade camuflada, uma figuraça do que é ser anti-etico, que podem afetar seriamente uma pessoa, como já falamos anteriormente aqui no Blog.
O pior que tem empresas como essas, são tão idiotas que pagam milhões aos publicitários e aos garotos propagandas e na hora de investir em funcionário, pagam o salário mínimo alegando que não tem “recursos”, e quando um produto vem de fora tirar eles do mercado, choram para o governo aumentar o câmbio, ao invés de investir em pesquisa e desenvolvimento para ter um produto com qualidade competitivo. Vai entender o que passa na cabeça desses empresarios e publicitários adeptos dessas formas de publicidade?! Acho que eles estão tão cheios de si que esquecem que o foco é atrair o povo e colocam essas campanhas repulsivas no ar.
Obs:. Abraço à P&G e a campanha internacional dos dias das Mães, aonde mostra os brasileiros com o estereótipo de favelado. Foi ótima! Na próxima coloquem o estereótipo de que aqui só temos floresta!
6. Falso Jornalismo



O Jornalismo “raiz”, tem um propósito algo semelhante à Ciência “raiz”: encontrar a verdade e relatá-la. Evidentemente a imparcialidade total é impossível de alcançar, assim sendo o que o jornalista deve fazer é tentar a versão mais próxima da realidade, quando não se trata de jornalismo opinativo e quando se trata, deixar isso claro! Atualmente isso não acontece mais, na maior parte da imprensa. É tudo uma grande jogada, muito bem calculada, para beneficiar uns e prejudicar outros. Tem tanta publicidade embutida no jornalismo que não dá mais para distinguir o que é real e o que golpe de marketing. Ainda temos que encarar o jornalismo futil, que enche as TV, páginas de revistas e jornais de notícias imbecis, do tipo “Latino é visto na praia”, “Panicat pinta o cabelo de rosa”, e por aí vai!
A população ingênua acredita em tudo que o Jornal fala. Isso sempre leva o “gado” para dentro da cerca, pois as pessoas terminar por fazer o que é almejado por eles. Um exemplo clássico, são as reportagens especiais do Jornal Hoje – que não é o único a insistir no assunto -, tocando todo dia em assuntos sem cabimento, da falta de mão de obra especializada. Desde de 2010 falam quase todos os dias sobre a“eminente” crise da falta de mão de obra qualificada no Brasil, que sempre vai acontecer no ano posterior da reportagem e que nós não vimos até agora! E provavelmente NUNCA vai acontecer essa crise porque isso é uma baita mentira! É uma maneira de enviar as pessoas para cursos profissionalizantes e inflar o mercado de profissionais, e como você deve saber, quanto maior a oferta, menor o preço, logo, o salário dos trabalhadores, mesmo os formação e especialização, sempre são baixíssimos em comparação com países capitalistas com nível econômico semelhante ao brasileiro.
O exemplo anterior é apenas um “mal” dos muitos que o falso jornalismo pode fazer. Lembra da campanha do Collor feita pela Globo? Pois é! Se não lembra, assista o vídeo publicado no item, aonde o Boni admite que manipularam a população para votar no candidato da Elite. “[...] e o Collor era a autoridade!”




5. Pesquisas sem controle e critérios da Psicologia e Psiquiatria
Sabe por que a Ciência se difere da crença? Porque ela visa encontrar a verdade através do processo investigativo, de provas, conhecidos por nós como metodologia científica.  A experimentação dá o resultado ao homem, expressos geralmente pela Matématica  e esse por sua vez postula certas leis e constantes dos fenômenos naturais ou artificiais. Toda Ciência deveria seguir esse roteiro mas não é bem assim que acontece.
A Psicologia, que por muito tempo não foi considerada uma ciência por ser subjetiva, passou a ganhar status de por volta de 1830. A partir daí começamos a ver as maiores distorções científicas já vistas pelo homem. São pesquisas que são feitas sem qualquer critério, que não provam nada e são consideradas“verdades”. É tanta pesquisa absurda que tem relação com a Psicologia que tem horas que quem analisa, pensa: foi um bom negócio considerar esse conjunto de conhecimentos, uma Ciência?
Quer um exemplo? Na universidade Amsterdã , fizeram a seguinte pesquisa:  eles fizeram parte dos voluntários, homens e mulheres, pensarem em sexo. Depois, colocaram todo mundo para resolver problemas de lógica e matemática. E, surpresa, o desempenho dos que estavam com ideias safadinhas na cabeça foi melhor.
É que, segundo os psicólogos, quando pensamos em sexo, nosso cérebro ativa uma área “projetada” pela evolução para ajudar a gente a se reproduzir. Daí em diante, começamos a prestar mais atenção nas outras pessoas, a achá-las especialmente atraentes, a tentar identificar sinais de interesse sexual quando flertamos com alguém, e por aí vai. Enfim, CONCLUIRAM QUE PENSAR EM SEXO FAZ A PESSOA FICAR MAIS INTELIGENTE! Porra, preciso dizer o absurdo que é isso? Para começar, os filhadaputas sequer conheciam a vida dos voluntários. Não fizeram um teste de QI antes de iniciar a pesquisa. Não tomaram qualquer medida para saber qual era a inteligência das cobaias antes de aplicar os testes. E ainda concluíram aquilo e veio para imprensa como uma VERDADE.
É triste presenciar tamanho disparate com a Ciência. Mais difícil ainda é ver isso acontecendo o tempo todo e ter gente apoiando. Acho que as pesquisas da Psicologia deveriam passar por filtros, muito bem elaborados e nunca deveriam ser consideradas para totalidade e sim, na casualidade. Pois, o que se aplica a minha pessoa pode não se aplicar a você, é o subjetivismo que a Psicologia esqueceu que existe!



Se você acha que isso não influencia em nada a sua vida, dá uma olhadinha nos vídeos acima. Permitimos esse descontrole, essa falta de critérios, essas pesquisas que tornam subjetivo em coletivo. As consequencias serão notadas em breve, quando todo comportamento será considerado uma patologia psíquica e irão entupir nós, os bobalhões que não fizemos, de remédios! É esperar para ver!/p>
4. Democracia partidária



Diga-me qual o sentido de você votar hoje em dia? O voto foi criado para você eleger um representante do povo, mas  atualmente quando você vota faz isso? Não! Você elege uma pessoa para ela ir defender seus próprios interesses. Melhor dizendo, defender os interesses pessoais e do seu partido. Essa é a democracia partidária, aonde você PENSA que é livre, quando na verdade, só está preso numa prisão de barras invisíveis e eles são os seus donos!
Você escolhe entre um partido ou outro, mas no fim, dá tudo no mesmo, todos são ruins e todos pouco se importam com o povo. Nosso país não precisa de políticos, menos ainda de partidos. O voto nunca irá mudar a situação em que nós nos encontramos, pois escolhemos entre o péssimo e o pior ainda.
Acreditei por muito tempo na “conscientização do voto” até entender que a Política Partidária não permite melhoras. Independente em quem você vote, sempre estará elegendo um representante ruim!
Essa história de que não existe democracia sem partidos é uma puta lorota que eles contam para manter o povo na coleira. Esquecem que os dirigentes governamentais são representantes e para representar bem não é necessário partido, é necessária unicamente ter ética, competência e boa fé.
Como já falei aqui, sou a favor de uma Tecnocracia parcial. Numa tecnocracia os decisores seriam escolhidos com base na qualidade acadêmica, no seu campo de estudo/trabalho. Não adianta dar o poder do voto ao povo se ele não sabe votar e ainda, sabendo que o próprio voto sempre resultará em um quadro lastimável para a nação. É inútil, pois não precisamos mudar os políticos, temos que mudar é o sistema de governar. Um Estado Tecnocrata, especialistas comandam a administração. As aptidões técnicas e de liderança seriam selecionadas através de processos burocráticos, acentes no desempenho e conhecimentos especializados, ao invés de uma eleição democrática: ou seja, os Administradores Públicos seriam eleitos pelos concursos públicos, entretanto, não teriam estabilidade, sendo o mandato instituído por determinado tempo e cessado em caso de ineficiência, forma que determina uma cultura meritocrática, aonde ocupa o cargo apenas aquele que merece estar lá.
Volto a repetir o que já disse antes aqui no Blog: Quantas vezes você já viu nos jornais as mudanças dos Ministros? Os Ministérios são divididos por partidos, não importando quem ocupe a cadeira de chefe, tenha ou não competência para assumir tal responsabilidade. O povo deveria se unir e dar um pé na bunda desses políticos.
No entanto, é importante lembrar que a Tecnocracia não pode vir acompanhada do autoritarismo. Isso poderia resultar em ditadura e não é isso que queremos. Assim, seria mantido o voto para Presidente, Governadores e Prefeitos. Os demais, seriam eleitos pelo concurso público pelo mandato de quatro anos ou até conseguir desempenhar o seu trabalho de forma eficiente. Dessa forma, acabaríamos com o partidarismo, acabaríamos com o conflito de interesses, acabaríamos com os megas salários dos políticos, assim como, com a possibilidade desses aumentarem seus próprios salários.
3. Paixões e diversão sempre acima da razão e obrigação



Alguém já assistiu aquele filme chamado “Idiocracy”? (Brawndo contém eletrólitos…) Para quem não assistiu, vou dar a sinopse: Os dois principais personagens se inscreveram para um experimento militar de hibernação que dá errado, e eles despertam 500 anos no futuro. Descobrem então, que o mundo tem desconcentrado numa distopia onde marketing, consumismo e anti-intelectualismo cultural funcionam desenfreadas e que a pressão disgênica resultou numa sociedade humana uniformemente estúpida.
Isso pode parecer humor negro, mas eu não duvido que um dia aconteça (apesar do nome do blog). Se você perceber, a Humanidade vive em ciclos. Lá na Grécia Antiga, a febre era o pensamento racional. E ele cresceu até alcançar o ápice, depois entrou em colapso na Idade Média. Com o fim da Idade Média, tivemos o crescimento novamente da razão e agora temos um declínio novamente do racional. Porém, um fato interessante é que hoje as pessoas abandonam a racionalidade sem precisar de qualquer pressão externa, como acontecia na Idade Média quando a Igreja impedia toda manifestação intelectual que contradissessem os dogmas da Religião. Pela primeira vez na História, desde dos primeiros filósofos, existe uma tendência ao declínio do caráter intelectual coletivo por vontade unicamente das massas.
Você já deve ter percebido. Assistimos corrupção o tempo todo na TV e você assiste um falarem sobre protesto lá uma vez ou outra. Mas basta um time de futebol perder por quatro rodadas e já tem multidões de torcedores, raivosos e balbuciando na frente dos estádios, independente do dia da semana aparecem. O seu time perder ou ganhar não muda em nada a sua vida, agora, o político roubar as verbas públicas muda e muito. E por que as pessoas agem assim? Por causa que as paixões tomam sempre a dianteira.
De modo semelhante, a diversão está sempre em primeiro lugar. A indústria do lazer é uma das que mais lucram. Devido a isso é que temos o reconhecimento da sociedade voltado atores, músicos, atletas, pessoas que fazem pouco pela sociedade mas mantém muita gente alienada e entretida. O equilíbrio entre diversão e obrigações  se desfez. O que existe atualmente é gente que tenta ao máximo ludibriar suas obrigações para alcançar a diversão. Para nossa infelicidade, o Mundo não vive de diversão! Temos muitos problemas para resolver e se as pessoas ficarem pensando em uma maneira de como encontrar diversão ao contrário de procurar soluções, sempre ignorando o equilíbrio que deve haver entre ambos, veremos os problemas sempre aumentando até chegar no nível do filme Idiocracy.
2. Fé na Televisão



As crianças de ontem foram criadas na frente da TV. Hoje, adultos, tem uma fé quase fanática nas emissoras. Questionar a credibilidade de certos programas e notícias vinculadas na Televisão é quase que uma afronta para esse pessoal da geração passada.
O acesso a essa informação superficial, rápida e mastigada acaba levando o telespectador sempre para um único ponto: a assimilar a opinião do autor da ideia. De modo adverso ao que acontece na Internet, aonde a visão unilateral depende apenas do usuário, pois em 95% dos casos, sempre haverá mais de uma fonte e entre elas haverá tanto ideias a favor do tema abordado como ideias contra, na TV, o telespectador fica atrelado a acreditar ou não no que é relatado.
Dessa fé é que surge esse pensamento alienador que deixa as pessoas na zona do conforto. Aqui no nosso país, o quarto poder tem uma influencia inacreditável. Manipulam o povo a crer e descrer em algo, o tempo todo, para que a opinião pública sempre se adeque a uma condição favorável a eles.
Creio que, se a Idiocracia não imperar, estaremos futuramente vivenciando uma nova visão de Brasil, com uma população mais critica e menos apática. A Internet cresce de forma exponencial e se não for barrada por algum lobby no Congresso, cada vez mais as pessoas terão acesso a rede. Alcançando esse patamar, resta ensinar aos internautas como explorar todo o potencial que a rede mundial de computadores pode oferecer.  Naturalmente, nada disso irá funcionar se o comportamento brasileiro de usar a Internet somente para visualizar redes sociais, ler e-mails e portais que são ministrados pelas mesmas emissoras de TV, usar chats do tipo MSN e entrar em sites que fala de fofocas de celebridades, continuar. As classes, em especial a média, tem que saber que conhecimento é poder e que a Internet pode proporcionar ele ao usuário, desde que, obviamente, ele se esforce e não fique apenas apegado ao fútil e inútil.
1. Sistema Econômico



Eu nem vou falar muito nesse item, peço que você assista o vídeo, que apesar de longo é rico em informações, e tem uma didática fácil de compreender. Pode ter certeza que o que você assistirá nele, você nunca irá assistir na TV. Fala sobre o funcionamento do sistema econômico. Você vai entender porque não faz qualquer sentido continuarmos adotando esse sistema. Vai entender também porque grandes grupos protestantes como o Anonnymous e o Occupy WallStreet querem derrubá-lo.
A perturbadora realidade é que nós somos escravos camuflado em uma falsa roupagem ideológica de liberdade. Mantemos um sistema que permite que algumas pessoas não trabalhem e ganhem muito com trabalho alheio.
Além disso, temos ainda o assustador quadro de que é inevitável o colapso violento da Economia atual porque o que ela exige é inalcançável. A teoria do “Crescimento Exponencial eterno”, importantíssima para sustentar a nossa Economia, é impossível de ser alcançada e essa afirmação já foi demonstrada matemática em alguns livros. Darei destaque ao livro Universo em uma Casca de Noz, aonde Stephen Hawking diz:
“ O atual crescimento exponencial não pode durar para sempre. Então o que acontecerá? Uma possibilidade é nos exterminarmos completamente por algum desastre como uma guerra nuclear. Quando uma civilização atinge o nosso estágio de desenvolvimento, torna-se instável e destrói a si mesma”
Você duvida que isso irá acontecer? Pense. Veja o vídeo! Crescimento exponencial significa consumo exponencial e de onde virão tantos recursos? Lógico que países mais consumistas e com a Economia mais aquecida vão ficar sem recursos primeiro que os demais. É o caso dos EUA, que tem que inventar guerra o tempo todo para angariar recursos para manter a sua Economia. E na hora que essa situação começar se espalhar por todos os países? Nos últimos dias já assistimos as governos latinos tirarem da Espanha o domínio do petróleo. Quando faltar recursos, uma guerra por eles será a única saída. E nos conhecemos os americanos, qualquer um que ameaçar eles, sem demora, farão eles ativarem o programa nuclear que eles “tanto condenam”.
Para encerrar, não é tão difícil acabar com a Economia como muitos pensam. A Economia é um objeto de porcelana frágil, cambaleando em cima de uma mesa, com um vento forte soprando. Existe diversos meios de fazer o sistema econômico colapsar. Um deles foi demonstrado nessa semana aqui no Blog, a criação e adoção da tecnologia de Energia Livre, que não sabemos ao certo se já existe ou não. Mas existe outro meio bem mais simples. Junte uma nação e faça os seus habitantes (incluindo as pessoas jurídicas), todos no mesmo dia, ir ao banco retirar todo dinheiro que tem depositado. Não consigo nem imaginar no caos que esse ato geraria, já que os bancos não teriam como atender os clientes e teriam que congelar as contas por causa da bendita reserva fracionada: estima-se que 90% do dinheiro do mundo não passam de dados virtuais ( ou seja, dos aproximadamente 185 trilhões, 166, 5 trilhões são apenas dados).

Belíssimo post feito pelo Ah Duvido!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!