quinta-feira, 27 de setembro de 2012

10 Coisas inventadas por acaso!

10. Sacarina

Sacarina, o adoçante do pacotinho, foi descoberto porque o químico Constantin Fahlberg não lavou as mãos depois de um dia no escritório. O ano era 1879 e Fahlberg estava tentando chegar a novos usos interessantes para alcatrão de carvão. Depois de um dia produtivo no escritório, ele foi para casa e algo estranho aconteceu. Ele notou que rolos que ele estava comendo estavam doces.
Ele perguntou à mulher se ela tinha feito alguma coisa nos rolos, mas ela não tinha. Fahlberg então associou o sabor a sua mão suja. No dia seguinte ele voltou para o laboratório e começou a degustação de seu trabalho até encontrar o ponto ideal.

09. Poeira inteligente
A maioria das pessoas ficaria muito chateada se a lição de casa explodisse em seu rosto e se desintegrar em um monte de pedaços minúsculos. Quando Link estava fazendo seu trabalho de doutorado em química na Universidade da Califórnia, San Diego, um dos chips de silício que ela estava trabalhando estourou.
Ela descobriu depois, no entanto, que as peças pequenas ainda funcionava como sensores. O Resultado: "poeira inteligente" Isso lhe rendeu o prêmio máximo no Concurso Inventores Collegiate em 2003.
Estes sensores também pode ser usado para monitorar a pureza da bebida ou da água do mar, para detectar agentes químicos ou biológicos perigosos no ar, ou mesmo para localizar e destruir células tumorais no corpo.

08. Coca-Cola
Há muitas histórias de alimentos acidentalmente inventados, mas nenhum alimento teve tanto sucesso como a Coca-Cola. O farmacêutico John Pemberton estava tentando criar uma cura para as dores de cabeça. Ele misturou um monte de ingredientes, porque nós não sabemos; A receita ainda é um segredo muito bem guardado. Ficou apenas oito anos sendo vendida em uma farmácia antes de ficar popular como a famosa bebida vendida em garrafas.

07. Teflon
O Jovem químico DuPont Roy Plunkett estava trabalhando para fazer um novo um novo tipo de CFC(clorofluorocarboneto). Ele tinha uma teoria que se pudesse obter um composto chamado TFE para reagir com ácido clorídrico, assim ele poderia produzir um novo tipo de refrigerante que ele queria.
Então, para começar sua experiência, Plunkett pos um monte de gás TFE, resfriado e isso pressionou-o em vasilhas para que ele pudesse ser armazenado até que ele estava pronto para usá-lo. Quando chegou a hora de abrir o recipiente ele colocou o ácido clorídrico e TFE juntos para que eles pudessem reagir, nada saiu da caixinha. O gás tinha desaparecido.
Mas em vez disso, Plunkett tirou a parte superior do recipiente e sacudiu-a. Saiu alguns flocos finos e brancos. Felizmente para todos que já fizeram uma omelete, ele ficou intrigado com os flocos e os encaminhou para outros cientistas.

06. Borracha vulcanizada
Goodyear passou uma década tentando encontrar maneiras de fazer uma borracha mais fácil de trabalhar, sendo resistente ao calor e frio. Nada tinha o efeito que ele queria. Um dia, ele derramou uma mistura de enxofre na borracha, e levou em um fogão quente. O calor carbonizou a mistura, mas não arruinou-a. Goodyear quando percebeu o acidente, notou que a mistura tinha endurecido, mas ainda era muito utilizável.
Finalmente! A descoberta, que ele estava esperando! Sua borracha vulcanizada é usada em tudo, desde pneus, sapatos, a discos de hóquei.

05. Plástico
Mas a verdadeira revolução viria em 1907, quando o químico belga, naturalizado americano, Leo Baekeland (1863-1944) criou o primeiro plástico totalmente sintético e comercialmente viável, o Bakelite. Começava a era dos plásticos modernos, feitos à base de petróleo, carvão e gás natural.
A chave desse novo processo foi a polimerização, que consiste em juntar, a partir de diversas reações químicas, várias moléculas menores em uma grande, que não se quebra facilmente e dá ao material maior durabilidade. Desde então, centenas de plásticos, ou polímeros, foram criados pelas empresas petroquímicas para as mais diferentes utilidades, como o poliéster (1932), o PVC (1933), o náilon (1938), o poliuretano (1939), o teflon (1941) e o silicone (1943).

04. Radioatividade
Volta em 1896 Becquerel era fascinado por duas coisas: fluorescência natural e raios-X. Ele correu uma série de experimentos para ver se minerais naturalmente fluorescentes produziriam raios-X, depois de terem sido deixados de fora no sol.
Um problema era que ele estava fazendo esses experimentos no inverno, e havia uma semana com um longo trecho de céu nublado. Ele deixou seu equipamento embrulhado juntos em uma gaveta e esperou que um dia ensolarado.
Quando voltou ao trabalho, Becquerel percebeu que a rocha de urânio que ele tinha deixado na gaveta tinha imprimiu-se em uma chapa fotográfica sem ser exposto à luz solar em primeiro lugar. Havia algo de muito especial nisso. Trabalhando com Marie e Pierre Curie, descobriu que havia algo radioativo.

03. Corantes 
Em 1856, Perkin estava tentando chegar a um quinino artificial. Em vez de um tratamento de malária, seus experimentos produziram uma confusão grossa e escura. Mas quanto mais ele olhou para ela,  Perkin viu mais uma bela cor em sua bagunça. Acontece que ele tinha feito o primeiro corante sintético.
Sua tintura era muito melhor do que qualquer corantes que vieram da natureza, a cor era mais brilhante, mais vibrante, e não desbotava ao lavar. Sua descoberta também virou química em uma ciência geradora de dinheiro - o que torna atraente para toda uma geração de pessoas de mente curiosa.
Mas a história ainda não acabou. Uma das pessoas inspiradas no trabalho de Perkin foi bacteriologista alemão Paul Ehrlich, que usaram tinturas de Perkin  em imunologia e quimioterapia.   

02. Marca-passo
Greatbatch estava trabalhando em fazer um circuito para ajudar a gravar sons rápidos do coração. Ele chegou em uma caixa para um resistor, a fim de terminar o circuito e tirou um resistor 1-megaohm em vez de um de 10.000 ohm.
O circuito pulsado para 1,8 milissegundos e depois parou por um segundo. Em seguida, ele repetiu. O som era tão antigo quanto o homem - uma batida de coração perfeito.

01. Penicilina
Alexander Fleming não limpou a sua estação de trabalho antes de ir para suas férias um dia em 1928. Quando voltou, Fleming notou que havia um fungo estranho em algumas de suas culturas. 
Ainda mais estranho foi que as bactérias não parecem prosperar perto dessas culturas. Foi a penicilina, que se tornou o primeiro e ainda é um dos antibióticos mais utilizados.


Via Gerúndio Insano
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. quase impossível ler a materia, nao sei se foi apenas copiada de algum lugar sem ler ou se foi traduzida pelo google e nao foi ajustada, de qualquer forma o texto tem muita coisa sem sentido e com partes faltantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!!!! Ao invés de ficar reclamando pq não tenta fazer melhor?

      Excluir
    2. Sem sentido e faltante, so pode ser esta massa disforme e inutil,que voce chama de cerebro, coisa que alias, voce nem deve ter.
      por que ao contrario de falar merda, voce nao fica com a boca fechada?

      Excluir
    3. Amigos peço desculpa sobre o texto se algo saiu errado nesse post, mas como viram estou nos EUA fazendo o SuperSogra In América e não conseguirei corrigir. Aos que apoiaram muito obrigado, e aos que criticaram desculpas. Não deixem de nos ler todos os dias! Bye

      Excluir
  2. Ignorantes, o cara ta tentando ajudar o blog...

    ResponderExcluir
  3. Muito desajustado o texto, as vezes um pouco sem sentido, Mas muito bom a matéria...

    ResponderExcluir
  4. Affe... desisto, não dá para entender nada.

    ResponderExcluir
  5. Ow poderia mudar a cor da fonte e desse fundo azul.
    Tá me dando ataque epilético.
    O Pior de tudo é a fonte vermelha no fundo azul, AVEMARIA,
    espumando no chão em convulsão .

    ResponderExcluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!