quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

E se o Euro acabasse?

O colapso da moeda única europeia poderia deixar gregos sob ditadura, espanhóis enfrentando barreiras mais duras para viajar do que as hoje impostas a latino-americanos, e a Alemanha liderando um pequeno bloco de países mais ricos, enquanto boa parte da Europa patinharia no caos. Seria, acima de tudo, o fim da União Europeia tal como a conhecemos, com seus membros separados e hostis a quaisquer projetos comuns.



É que "riqueza" significa capacidade de produção. O euro é valorizado porque você compra com ele produtos cobiçados, como carros da Mercedes e aviões da Airbus. Esse não seria o caso dos Piigs, caso eles adotassem moeda própria.


Em situação intermediária ficariam países como França, Áustria e Bélgica, com grandes dívidas, mas economias ainda competitivas. Com a volta de suas moedas nacionais, essas economias ficariam empobrecidas, mas poderiam passar a exportar mais desvalorizando o câmbio.
Orkutizaram o luxo
O caos financeiro aproximaria os brasileiros da Europa. A começar pela mesa

WUNDERBAR


A Alemanha se associaria a países como Dinamarca, Holanda e Luxemburgo para reinstituir o marco - a moeda mais forte do mundo, superando o dólar e a libra. Isso deixaria seus produtos caros para outros países. Uma saída seria focar-se no mercado de luxo, tal como já faz com seus carros.

EUROPA ECONÔMICA

Viajar ao Mediterrâneo ficaria uma pechincha para brasileiros. A crise da Grécia já pôs ilhas inteiras para locação. Com moedas fracas, a Espanha e o sul da Itália virariam balneários populares - a ponto de empurrar os endinheirados para destinos mais exclusivos fora da Europa.

DEMI-CHIC

Vinhos e queijos franceses chegariam ao Brasil mais baratos do que hoje, por conta do franco desvalorizado. E mais. Como seus salários ficariam relativamente baixos, muitos chefs e estilistas sairiam da França para exportar seus refinados conhecimentos em países emergentes.

DITADURA GREGA

Com desemprego recorde, hiperinflação e aposentadorias atrasadas, a Grécia poderia cair no caos social, com os grupos radicais do país tentando tomar o poder. No berço da democracia, não pode ser descartada uma intervenção militar - como as várias ao longo de sua história.

NA TRILHA DE CABRAL
Com o fim da livre circulação de cidadãos entre os países-membros da UE, portugueses teriam dificuldade para conseguir empregos em países menos afetados pela crise. A escolha natural seria migrar em massa ao Brasil, onde encontrariam vagas com e sem qualificação.

via Superinteressante


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!