quinta-feira, 7 de março de 2013

Já ouviu falar da operação Gato acústico?

Nos anos 60 o governo americano notou que os funcionários da embaixada Soviética iam ao parque próximo a embaixada para conversarem. Não demorou para que se chegasse a conclusão de que eram tratados assuntos secretos, nessas conversas. Isso só atiçou a curiosidade dos agentes da CIA que queriam saber o que era dito nessas conversas  dai surgiu a ideia de equipar um gato com microfones e transmissores. A Operação Gato Acústico ( Acoústic Kitty) foi um projeto concebido pela Agência Central de Inteligência e desenvolvido pela Direcção CIA da Ciência e Tecnologia durante o curso da Guerra Fria , que consiste em usar gatos para interceptar conversas potencialmente perigosas.  
O documento que registra o desenvolvimento e implementação deste projeto foi revelado ao público em 2001, após um processo de desclassificação documentário, mas o fato é que ainda é parcialmente censurada, porque a CIA está relutante em mostrar todos os dados nesta operação.  

Tratamento do Gato
Pesquisadores da CIA decidiu escolher um gato para realizar a missão. Para transformar o gato em um animal adequado para interceptar conversas tão eficientemente quanto possível, foi necessário manipular sua anatomia por cirurgia, para que pudesse implantar um microfone no canal auditivo e um antena através da cauda. No entanto, nos primeiros testes que foram realizados, verificou-se que o gato estava distraído, muitas vezes em busca de algo para comer, então os cientistas envolvidos no projeto fizeram uma nova cirurgia no animal na área do cérebro da sensação de fome anularle . Além disso, o animal teve que ser devidamente treinado para obedecer e poderia levar a cabo as missões confiadas com a maior precisão possível. Victor Marchetti, que trabalhou em meados dos anos sessenta, como assistente especial do director-adjunto da Agência Central de Inteligência , falou sobre suas impressões sobre o projeto para um jornal britânico chamado The Telegraph :
Eles operaram o gato e abriram e colocaram um mini microfone na orelha do gato, depois instalaram um transmissor com bateria sobre a pele do peito do gato e instalaram um fio da cabeça a ponta da cauda pela coluna do felino para servir como antena. Eles fizeram uma monstruosidade. 

 Custo e duração

A duração do projeto durou cinco anos (de 1961 a 1966 ), tempo em que o gato foi devidamente treinado e submetido a intervenções cirúrgicas necessárias para fornecê-lo com os aparelhos que poderiam captar as conversas. A transação foi financiada com 20 milhões de dólares, embora haja fontes que reduzem a quantidade de 15.000.000.
Lançamento e fracasso

A definição deste novo projeto ocorreu em 1966 , quando o gato tinha sido tratado e re-treinado por cinco anos finalmente foi lançado nas proximidades da embaixada soviética Wisconsin Avenue, em Washington, DC , com o objetivo que era de se aproximar de um parque localizado nas proximidades do edifício na hora do almoço, para ouvir a conversa de um casal de espiões da URSS . O  felino estava perto o suficiente para usar o microfone implantado e poderia gravar as conversas entre os agentes estrangeiros. Derrepente tudo ficou em silencio o animal foi atropelado por um táxi a poucos metros do seu objetivo  morrendo instantaneamente. 
Com a morte acidental do gato e perdido todos os milhões de dólares que por cinco anos, foram investidos, não surpreende que meses depois, a CIA decidiu cancelar e deixar o projeto além dos altos custos e riscos que envolveu a implementação da missão.    

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!