sexta-feira, 26 de abril de 2013

O maior navio cargueiro do mundo



Em termos de movimentação de carga, o cargueiro Emma Maersk merece um lugar de destaque. Com 397 metros de comprimento e 63 metros de largura este é o maior navio de contêineres do mundo, apropriadamente operando no maior porto do mundo, em Rotterdam, na Holanda.

O gigante tem capacidade de transportar até 15 000 TEUs (1 TEU = 1 Contêiner de 20 pés). Levando em conta que, um contêiner de 20 pés tem, em média, um PBT (Peso Bruto Total) de 25 toneladas, o Emma Maersk pode transportar o equivalente a 17.045 mil caminhões Mercedes-Benz 1620 carregados.

Para operar esse navio, que é quase três vezes maior que o gramado do estádio do Maracanã e possui 11 gruas para o carregamento e descarregamento, é necessário uma tripulação de apenas 13 pessoas, devido ao seu alto nível de informatização e automatização.



A inovação também pode ser observada na pintura que envolve o seu casco, onde foi aplicada uma tinta a base de silicone que reduz o atrito com a água, economizando cerca de 1,2 milhão de litros de combustível por ano.

O Emma Maersk é de bandeira dinamarquesa, está em atividade desde setembro de 2006 atuando na rota da Ásia à Europa.

Ficha técnica Emma Maersk:
- Calado (carregado) – 16 metros
- Motor diesel de 14 cilindros em linha, produzindo 110.000 BHP, eixo e hélice únicos. —
Velocidade de serviço 50 Km/h
- Custo estimado: US$ 145 milhões.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!