sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

10 fatos assustadores sobre a grandeza do universo

1. Nosso Sistema Solar é só um “risquinho” dentro do espiral da galáxia. O Sol é apenas uma estrela perto de mais de 100 bilhões na Via Láctea!
1
.
2. Estudos apontam que a Via Láctea tem cem mil anos-luz de diâmetro. Ou seja, a imagem de um fenômeno ocorrido em uma ponta da galáxia só chega na outra extremidade cem mil anos depois.
2
.
3. Essa é uma distância relativamente pequena se comparada a outras galáxias. IC 1101, no aglomerado de galáxias Abell 2029, tem quase 6 milhões de anos luz de diâmetro. Uau!
3
.
4. Nosso Sistema Solar dá uma volta completa em torno do centro da Via Láctea a cada 250 milhões de anos. Dá tempo de preparar muitos Miojos.
4
.
5. A Via Láctea gira em torno de um centro misterioso, que os cientistas constataram ser um buraco negro. Ele não pode ser fotografado porque suga toda a luz ao redor..
5
.
6. Acha que o Sol é grande? A VY Canis Majoris, maior estrela conhecida no universo, tem entre 1800 e 2100 vezes o tamanho do nosso solzinho.
6
.
7. Festival da boa vizinhança: a Via Láctea divide o espaço com outros bilhões e bilhões de galáxias. Porém, ela está se aproximando da vizinha, Andrômeda, e a colisão deve acontecer daqui a 3 bilhões de anos.
7
.
8. A cor das estrelas que você vê tem relação com a temperatura da superfície. Ao contrário do que pode parecer, as azuis são as mais quentes e as vermelhas são as mais frias.
8
.
9. “Frias” entre aspas. Estrelas avermelhadas tem temperatura em torno de 3.000°C, enquanto azuis podem atingir 25.000°C.
9
.
10. Até hoje, só estudamos o universo observável, como é chamado o espaço cuja luz teve tempo de chegar até nós. Teorias apontam que a parte desconhecida ainda é muuuito maior que o universo observável. O que será que se esconde por lá? Provavelmente, jamais saberemos.10
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!